28 de dez. de 2008

Ano Novo

O fim de um ano bastante turbulento está finalmente chegando. Ano de uma crise econômica sem proporcoes e que ninguém ainda consegue ver o tamanho e ainda nao tem data para acabar.
Mas nao só de coisas ruins o ano foi composto: Felipe Massa foi o grande campeao da Fórmula 1, mesmo nao levando o primeiro lugar para casa e nunca tivemos uma participacao tao grande em jogos olímpicos quanto nesta última edicao dos mesmos. E o ano novo também traz consigo esperanca para o futuro: as eleicoes nos E.U.A. finalmente levaram a mudanca e Obama tem um árduo trabalho à frente, trabalho que o mundo espera que ele consiga dar conta.
E é com esperanca renovada que eu espero que o ano novo de todos siga em frente, em direcao a um futuro cada vez melhor e repleto de bons momentos.
Parafraseando um conhecido vulcano: Vida Longa e Próspera para todos neste feliz 2009.

20 de dez. de 2008

Mensagem de Natal


Doutor: "O mesmo problema que no ano passado Sr. Estrela?"
Estrela: "Minha bunda pinica. Aua. Aua."

8 de dez. de 2008

Você percebe que está ficando velho...

Hoje me deparei com uma imagem interessantíssima: o mosaic.
Para aqueles mais novos que nao tem a menor idéia do que um mosaic é, uma pequena aula de história... Mosaic foi o primeiro navegador a surfar na web, desenvolvido em 1994, por Marc Andreessen, que fundou logo em seguida a Netscape Communications Corporation, empresa que, posteriormente, evoluiu o Mosaic para o Netscape, que dominou toda uma geracao de navegadores, até infelizmente ser desbancado pelo pior mas distribuído com novos micros, Internet Explorer.
É interessante notar como as características básicas dos navegadores nao mudou tanto assim de 94 para cá e, diferencas a parte, todos tem mais ou menos a mesma cara.
Hoje os restos do mosaic podem ser vistos no Firefox, evolucao do Netscape para concorrer com na guerra contra a Microsoft.
E para aqueles que quiserem ter um gostinho de como era navegar naquela época, podem baixar uma versao do mosaic no endereco ftp://ftp.ncsa.uiuc.edu/Mosaic/.

2 de dez. de 2008

Star Trek

Hoje assisti no YouTube o trailer do 11° filme de Jornada nas Estrelas que, desta vez se aventura na primeira história de James T. Kirk e sua clássica Enterprise com um elenco totalmente novo nos conhecidos papéis de Spock, McCoy, Uhura, Sulu, Scotch e Chekov.



Mal posso esperar para ver...

25 de nov. de 2008

MTV

Estava navegando no YouTube quando acabei topando com o que pode ser considerado o primeiro video clip criado para a MTV: Video Killed the Radio Star, do Buggles, música que foi lancada em 1979 e clip estreando na MTV logo no seu lancamento no início de 1980.



Quem imaginaria que este vídeo tosco pudesse ser o precursor de toda uma era de vídeo clips com seu refrao até que vidionário

12 de nov. de 2008

Obsoleto

Estava conversando com alguns colegas do trabalho na hora do almoco sobre como as coisas viram mania e depois simplesmente desaparecem, quase caindo no esquecimento, nao fossem alguns parcos restantes para contar a história.
Um ótimo exemplo é o karaokê, que simplesmente foi uma moda fabulosamente contagiante, com karaokê-bares em toda a esquina os quais, de uma hora para a outra, foram fechando ou ficando cada vez mais escondidos até que nos dias de hoje você tem que procurar bastante se quiser achar algum. Eu já cantei muito em karaokê e posso comprovar que nenhum dos que eu frequentava sobreviveu.
Longe de ser o único exemplo, junta-se ao karaokê as pistas de boliche, as quais também proliferavam à abundância e hoje sao poucas e geralmente mal cuidadas.
E a lista nao para: kart in door, paint ball, laser war...
Mesmo no mundo virtual os modismos sao rapidamente deixados para trás, como comprova o ICQ, outrora maior comunicador da internet que inexplicávelmente acabou sendo deixado para trás por um MSN que só tinha cara e mais nada. E hoje quem ainda tem uma conta de ICQ?
Qual será a próxima moda a definhar e cair no esquecimento?

Somente uma observacao: eu ainda tenho uma conta de ICQ e continuo teimosamente usando ele, embora às vezes eu ache que só eu mesmo é que uso ele...

11 de nov. de 2008

Last.FM


Através da dica de um amigo meu eu acabei encontrando um site de rádio on-line bem interessante: o last.FM.
Neste site você escolhe uma música, cantor ou grupo musical nacional ou "importado" e o site imediatamente inicia uma rádio on-line com a sua escolha e mais um monte de escolhas randômicas baseadas na similaridade com o que você inicialmente escolheu.
Simplesmente ótimo para conhecer músicas novas, principalmente porque o site mostra nao apenas qual a música está tocando, mas também de quem é a música e de qual CD ela saiu.
Realmente um site bem bacana que merece pelo menos um pouquinho de atencao.

10 de nov. de 2008

Seriados no YouTube

Contam as lendas o YouTube andou fechando um contrato com a CBS e a MGM para passar programas completos de TV diretamente no YouTube a custo zero para os visitantes. Já imaginou poder assistir suas séries favoritas quando quiser?
Parece que ela se viu forcada a fazer estes acordos para fazer frente ao Hulu, um site em que episódios da Fox sao apresentados no íntegra, infelizmente só para moradores dos states.
Agora é só esperar para ver quando é que o YouTube vai colocar em prática estes acordos e fazer a felicidade da galera...

3 de nov. de 2008

20 filmes na TV

E mais uma vez se passaram mais 20 filmes assistidos na TV... e aí vai uma curta resenha...

» Beverly Hills Cop: clássico filme no qual Eddie Murphy faz o papel de um tira de Detrit que vai para Beverly Hills atrás de um assassino. Com cenas históricas como a de sabotar o carro dos policiais com bananas no escapamento o filme é sem dúvida nenhuma uma ótima pedida.
» Meet the Robinsons: segundo longa totalmente digital da Disney sozinha, no qual um pequeno gênio é contatado por um garoto do futuro que alega precisar de sua ajuda para salvar a história. Ótimo filme mostrando que a Disney ainda tem gás...
» Flushed Away: Animacao digital que parece stop motion, dos mesmos produtores de Wallace e Gromit, contando a história de um rato de estimacao que acaba vivendo uma aventura nos esgotos. Vale a pena...
» Chicken Little: primeiro longa digital da Disney, contando a história do galinho Chicken Little, que todos achavam que estava maluco achando que o céu estava caindo, mas a verdade era muito mais interessante... Bem legal, principalmente pela trilha sonora.
» Ratatouille: um rato com um paladar rebuscado acaba se tornando ajudante de um chef de cozinha frances. Hilário... simplesmente hilário.
» Fica Comigo Esta Noite: filme nacional que mostra as peripécias de um recém-morto para poder passar mais uma noite com sua amada. Filme muito bom, com uma trilha sonora bem interessante. Peca pela continuidade meio conturbada.
» 300: Excepcional! A filmagem da história em quadrinho homônima escrita e desenhada por Frank Miller ficou exatamente como o quadrinho em uma adaptacao muito fiel da história sobre os 300 guerreiros de Esparta que fizeram frente ao ataque do império Persa.
» Die Hard: Mais um clássico mostrando um Bruce Willis com muito mais cabelo no papel de um policial que acaba enfrentando um grupo de pseudo terroristas que sequestram um prédio inteiro. Melhor filme de toda a série Duro de Matar.
» The Spiderwick Chronicles: adaptacao dos contos infanto-juvenis de mesmo nome contando as aventuras de um garoto que descobre que o nosso mundo está cercado de seres fantásticos. Pena que adaptaram 5 livros em um único filme, deixando muita coisa de lado...
» The Simpsons Movie: como já comentei quando ví o filme no cinema, este filme nada mais é do que um episódio XXL dos Simpsons, o que quer dizer que ele é engracadérrimo... Mais piadas por minuto, impossível!
» Wallace & Gromit in The Curse of the Were-Rabbit: stop motion que conta mais uma aventura da dupla conhecida do seriado de TV, Wallace e Gromit, na qual a dupla tem que ir atrás de um coelho monstruoso que está pondo em risco a feira das verduras gigantes. Interessante, mas nada de mais...
» 27 Dresses: comédia romântida sobre uma mulher que já foi madrinha de 27 casamentos diferentes, mas nunca havia encontrado o homem de sua vida, até que sua irma resolveu se casar e sua vida vira de ponta cabeca. Bem engracado.
» The Heartbreak Kid: comédia romântica com Ben Stiller, contando a história de um rapaz que acaba se casando sem pensar muito a respeito e, durante sua lua de mel, além de descobrir um monte de coisas desagradáveis a respeito de sua esposa, acaba se apaixonando por outra garota. Dos mesmos produtores de quem vai ficar com Mary, o filme é bem interessante.
» X-Men: The Last Stand: após a descoberta de uma "cura" para a ameaca mutante, Magneto junta uma armada de mutantes para destru-la e só os X-Men se colocam no caminho. Adaptacao meio picareta da saga da Fênix, mas que vale pelos efeitos.
» 1408: filme de terror que mostra a história de um escritor que escreve sobre lugares assombrados e diz nunca ter encontrado uma assombracao de verdade, até agora. Para quem gosta de filmes de terror, uma ótima pedida.
» Mary Poppins: um dos primeiros filmes a misturar acao real com desenho animado. Simplesmente um clássico inesquecível e que revolucionou seu tempo.
» Somewhere in Time: mais um clássico com Christofer Reeve fazendo o papél de um escritor teatral que acaba voltando ao passado para conhecer a mulher de sua vida. Detalhe para a rapsódia de Rachmaninoff que faz parte da trilha sonora.
» Ocean's Thirteen: toda a magia do primeiro filme está de volta nesta continuacao infinitas vezes melhor que a segunda parte, na qual o bando de Terry Ocean quer se livrar de um novo cassino para vingar um amigo.
» The Punisher: adaptacao sem pé nem cabeca dos quadrinhos que contam as história de Frank Castle, que, após a morte de sua família, vira um justiceiro. Realmente nao vale a pena.
» The Incredible Hulk: ainda bem que este filme nao tem nada a ver com o primeiro filme do Hulk. A Marvel simplesmente comecou de novo e desta vez acertou num filme muito bem feito.

E por enquanto é só...

31 de out. de 2008

Sétimo Aniversário

Quem diria que se passaram apenas 7 anos desde que o primeiro iPod foi apresentado por Steve Jobs, e quem imaginaria que ele se tornaria sinônimo de mp3-player, objeto de desejo e até se tornaria um telefone.
Pos nao é que isto tudo realmente comecou a 7 anos, no dia 23 de outubro.
O tempo passa rápido mesmo...

27 de out. de 2008

Mais impressoes sobre Essen

Neste sábado voltei para Essen para tentar jogar alguma coisa mais. Infelizmente como sábado é o dia mais concorrido fica difícil conseguir mesa, mas mesmo assim eu joguei duas de minhas aquisicoes: Ghost Stories (Repos) e Cavum (QDW).
Ghost Stories é um jogo cooperativo no qual os jogadores sao ninjas e tem de defender um pacato vilarejo de fantasmas que querem acordar um demonio que infelizmente encontra-se enterrado no vilarejo.
O jogo é foda. Perdemos feio e pelos comentários gerais é dificílimo de ganhar. Os fantasmas levam vantagem em tudo e faltam acoes para os jogadores, mas mesmo assim é um jogo interessante, desde que você nao se importe em perder muitas vezes para o tabuleiro.
Já Cavum, do Kieling e Kramer, é um jogo sobre mineradores que podia muito bem ser um jogo de ferrovias. Você vai construindo túneis para as minas de diamantes e colocando postos intermediários que coletam estes diamantes para poder realiyar certos contratos. No jogo você tambüem acaba sentindo falta de acoes para realizar tudo o que você quer, mas ele foi muito bem planejado, exceto pelo fato de que se você comecar mal o jogo, voce nao tem chance de se recuperar. Isto aconteceu com um dos jogadores da minha mesa e observei isto em outras mesas também.
Infelizmente Le Havre eu nao consegui experimentar... Fica para ler o manual da Lookout (que, infelizmente, normalmente nao sao bem escritos).
Aproveitei para ver o que mais eu conseguia encontrar livre e joguei Kamisado, um jogo de estratégia abstrata em que o seu movimento dita qual peca o oponente vai ter que mover. O tabuleiro é quadriculado em diversas cores que correspondem às cores das pecas, e a cor do ponto em que você termina seu movimento é a cor da peca que seu oponente tem que mover. Nao consegui pegar direito o mecanismo e como joguei com o autor eu perdi feio.
Também joguei Fairy Tale, um jogo de cartas que eu já tinha jogado uma vez com o Miyagi mas havia me esquecido. No meio do jogo eu fui pensando: "este jogo é familiar" e mais tarde lembrei dele.
É um jogo originalmente japonês basicamente de colocacao de cartas na mesa e formacao de conjuntos especiais. Mecanismo simples com uma arte gráfica fantástica. Por apenas €8,00 vale a pena.
Infelizmente Essen acabou, mas fica a diversao que eu consegui ter aqui mais uma vez...

24 de out. de 2008

O melhor lugar do mundo é Essen...

...porque aqui é que está acontecendo a meior feira de jogos de tabuleiro do mundo, a Internationaler Spieltage Essen 2008, e mais ainda porque desta eu tive a oportunidade de, pela terceira vez, estar presente neste evento.
Uma mala cheia de jogos novos, cartas adicionais e especiais para Agricola, cenários extras para Catan e até um gorila para Zooloreto foram os frutos do primeiro dia da feira, juntamente, é claro, com algumas partidas bem interessantes...
Primeiro Flussfieber, o novo jogo do Fridemann Friese (2F Spiele), é uma corrida de toras em um rio, no qual cada jogador tem dois personagens movidos por cartas de movimento no meio das corredeiras e obstáculos como toras e pedras. O sistema lembra bastante Robo Rally, principalmente no que diz respeito a interferência entre figuras e movimentos automáticos do tabuleiro. Joguinho interessante para pouco compromisso.
Já que estava lá mesmo, também joguei Die 3 Gebote (The 3 Commandments), também do Friedeman, juntamente com os Irmaos Lamont (os donos da Fragor Games que está lancando Snow Tails este ano). Family game interessante, mas nada além disso.
E falando em irmaos Lamont, Snow Tails também deixou um pouco a desejar...
Também testei rapidamente o novo Formula D (substituto do antigo Formula Dé), e constatei que, tirando alguns refinamentos e uma aparência melhorada, o jogo continua exatamente o mesmo: nada mais que uma boa e velha corrida de vetores.
Minha surpresa foi com um jogo que eu ainda nao conhecia chamado Jamaica, no qual um bando de piratas estao fazendo uma corrida ao redor de uma ilha... Bastante engracado e, com o grupo certo de pessoas, pode gerar situacoes muito engracadas. Bem divertido mesmo, apesar de ter um mecanismo de pontuacao bastante desigual ao fim do jogo. Uma pena mesmo, pois se isto fosse melhorado seria realmente interessante.
Além disto também fui no estande da Adlung para conferir seus dois novos jogos de cartas: Voll Verladen e Mehr oder Weniger. Mehr oder Weniger é um jogo bem divertido de contagem de objetos no estilo do primeiro que tiver a resposta certa ganha os pontos (mais ou menos como Halli Galli). Já Voll Verladen é um jogo de memória melhorado, no melhor estilo para fundir o cérebro e fazer você abrir 3 ou 4 vezes a mesma carta.

Como eu disse no início: Essen é o lugar...

5 de out. de 2008

Eleicoes

Hoje foi dia de eleicoes para prefeito e vereador, o que me deu vontade de escrever sobre uma coisa que todo mundo já sabe, mas que mesmo assim sempre é bom ser lembrado: o Brasil é um dos países mais avancados do mundo em termos de eleicoes.
Para pra pensar um pouco: em Curitiba o prefeito já estava eleito antes das 18:30, ou seja, menos de uma hora e meia após o final das eleicoes, e Curitiba nem é uma cidade tao pequena assim.
Temos uma técnica eleitoral completamente eletronica, a prova de muitos tipos de falhas, e que é benchmarket para muitos países ditos mais desenvolvidos, como é o exemplo dos E.U.A., onde as eleicoes andam sendo um fiasco atrás do outro em termo de contagem de votos.
Enquanto eu estou escrevendo este post até as cidades mais populosas, como é o caso de Sao Paulo e Rio de Janeiro também já sabem os seus resultados, ou pelo menos, tem cerca de 90% dos votos contabilizados.
É a tecnologia e a criatividade brasileira dando show para o mundo todo ver.
E a propósito de eleicoes: espero que cada um tenha votado conscientemente, lembrando que o resultado vale por 4 anos.

1 de out. de 2008

Férias

Desculpem a demora em postar alguma cisa, mas estou finalmente de férias... estava mesmo precisando...
Aproveitei minha temporada de nao fazer nada de depois descansar para, inicialmente, viajar com minha noiva e ambas as sogras (a dela e a minha, hehehehehe...). Para os leitores ficarem com inveja, acabamos de voltar de Fernando de Noronha e sim, é fantástico.
O lugar é simplesmente demais, com belezas naturais fantásticas e uma água que é, no mímino, quentinha quando comparado ao litoral paranaense.
Mas voltei cansado de tanta correria, pois tinhamos pouco tempo para conhecer o máximo possível da ilha, logo: passeiros em ritmo alucinante tentando conhecer o máximo possível no menor tempo possível.
Recomendo de verdade...

8 de set. de 2008

Será que o futuro é Chrome?


Parece que o Google finalmente resolveu entrar no último lugar para eles ainda inexplorado da web: os browsers.
A google acaba de lancar a versao beta do seu próprio navegador, o Google Chrome.
Com a promessa de ser mais estável que o explorer e mesmo o Firefox a Google parece entrar com tudo na luta dos browsers com uma invencao que tem a cara do Google, diferente, simples a aparentemente bem competitiva.
Resta saber agora se o plano da Google de conquistar o mundo realmente vai dar certo e se o futuro será Chroma ou se ele será apenas mais um navegador como diversos outros que já povoaram o universo virtual.

2 de set. de 2008

Nepotismo

É interessante como as pessoas que encontram-se no poder se acham muitas vezes superiores a qualquer coisa, mesmo às leis.
A última que eu reparei foi quanto ao nepotismo.
Uma súmula bastante recente coibiu o nepotismo nos cargos públicos, ou seja, proibiu a nomeacao de parentes para cargos públicos. Mas aí é que as artimanhas comecam a alguns governantes como é o caso do Sr. Roberto Requiao e do Sr. Garotinho que substituíram o título dos cargos entregues a parentes para secretários, ou seja, no jeitinho brasileiro, longe das garras da nova súmula e ainda mamando nos cofres públicos.
Quando é que vamos finalmente deixar de aceitar este tipo de barbaridade???

24 de ago. de 2008

Pois nao é que já se passaram mais 20 filmes no cinema...
E lá vai ua pequena resenha deles:

The Queen: filme mostrando a repercussao dos últimos dias de Lady Di na família real, incluindo o que acontece após sua morte trágica, sempre vistos da perspectiva da rainha. Interpretacoes fantásticas... definitivamente vale a pena.
Neues vom Wixxer: continuacao da ótima comédia alema "Der Wixxer". Pena que como a maioria das sequencias ela nao é tao boa quanto o original, mas mesmo assim garante um monte de risadas.
Mr. Bean's Holiday: Mais uma vez está comrovado que a única coisa boa do Mr. Bean sao os curtas de meia hora. O filme chega a ser chato com pouquíssemos pontos altos no meio.
Spider-Man 3: tirando alguma forcacao de barra na história do uniforme negro, a qual até é aceitável porque tiveram que adaptar uma longa história para um único filme, Homem-Aranha 3 ficoou excelente, com efeitos surpreendentes e uma história muito boa.
Ocean's Thirteen: depois de uma continuacao nao tao boa quanto o primeiro filme, parece que reencontraram a trama no terceiro. O golpe é de mestre e toda a agitacao do primeiro filme está de volta às telas.
Pirates of the Caribbean: At World's End: infelizmente o terceiro episódio é um dos piores da trilogia. Com um final que, embora surpreendente, nao chega a convencer, ele simplesmente tem que ser assistido porque sem ele o segundo filme nao tem fim. Bom mesmo é se eles tivessem ficado apenas no primeiro...
Shrek the Third: de longe o pior de todos os três filmes. Embora os dois primeiros seja hilários este deixa a desejar bonito...
Harry Potter and the Order of the Phoenix: a medida que os livros foram ficando mais grossos e complexos, piores foram ficando as adaptacoes, principalmente para quem já leu os livros. Agora, se você nunca leu a versao escrita, entao assista sem problemas que o filme vai ser bem interessante.
The Simpsons Movie: hilário, simplesmente hiário, mas nada mais do que um episódio de Simpsons com 2 horas de duracao. Para quem gosta dos Simpsons, um prato cheio.
Mr. Magorium's Wonder Emporium: nada como uma boa história infantil para alegrar as coisas. E esta com certeza é uma boa história infantil que conta como funciona a loja de brinquedos mágica do Sr. Magorium... muito legal...
I Am Legend: segundo remake do filme que conta a história do suposto ultimo humano vivo após uma praga dizimar a populacao humana e como ele procura a cura da doenca.
Vantage Point: excepcional. Contando a história de um atentado ao presidente dos E.U.A., você vai entendend o que está aconcetendo através dos pontos de vista de diversas pessoas. Uma forma interessantíssima de contar a história.
Iron Man: simplesmente uma das melhores adaptacoes de quadrinhos da marvel para as telonas, contando a história de como Tony Stark torna-se o Homem de Ferro. Nao deixem de ficar até o fim dos créditos para uma pequena surpresa...
Speed Racer: Speed Racer simplesmente é uma adaptacao com cara de desenho animado. Parece que você realmente está vendo o desenho antigo do Speed com seu Mach 5. Simplesmente demais.
Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull: melhor que o templo da perdicao e pior que a última cruzada, mas com Indy apanhando o filme todo como é de se esperar. Vale o ingresso com certeza.
The Chronicles of Narnia: Prince Caspian: brilhante adaptacao do livro de Lewis, o mesmo de Alice no País das Maravilhas, embora o primeiro filme (a feiticeira, o leao e o guarda-roupa) seja melhor o filme foi muito bem feito para deixar de ser visto.
Get Smart: simplesmente impagável. Acho que nao conseguiriam escolher ninguém melhor para o papel do Agente 86. Espero realmente que tenha uma sequência.
WALL·E: O filme é bom, mas mesmo assim, sendo bem direto, é o pior da Pixar que eu já vi.
Kung Fu Panda: Um panda gorducho acaba sendo escolhido como aprendiz do melhor grupo de kung fu que existe e ele acaba se envolvendo em várias situacoes engracadas ara aprender artes marciais... hilário
The Dark Knight: um coringa como o da piada mortal, sádico e sem compaixao, torna o filme simplesmente o melhor do cavaleiro negro feito até hoje. Vale cada centavo.

19 de ago. de 2008

Algemas

Nao sei se vocês andaram vendo, mas agora é necessária ordem de juiz antes de algemar alguem...
Depois da polícia estar aparentemente utilizando as algemas como show durante a prisao de alguns figuroes, um juiz resolveu colocar "ordem" na brincadeira e proibiu o uso de algemas exceto em caso de necessidade ou prévia autorizacao judicial.
Pois na minha opiniao tinha mais é que mostrar mesmo um bando de colarinhos brancos algemados. É show que os brasileiros entendem, entao que tenham show. No mundo inteiro bandido é algemado e na contra-mao aqui no brasil nao pode porque gera um dano moral na pessoa.
Na minha opiniao, se nao quer ser algemado que pense antes de infringir a lei, independente de quem seja.
Mas infelizmente, no Brasil, a história às vezes é meio ao avesso mesmo...

5 de ago. de 2008

Derci Goncalves

Este post pode parecer um pouco atrasado, mas garanto que foi porque somente agora eu tenho alguma coisa interessante para falar sobre o falecimento desta personagem única no cotidiano brasileiro.
Personagem que fugiu de casa cedo para seguir seu sonho e, aparentemente, conseguiu realizá-lo.
E ao longo dos 103 anos em que ela esteve presente, ela viu e conheceu muita coisa:

Viu 2 guerras mundiais;
Viu a União Soviética surgir e cair;
Viu a ONU ser criada;
Viu a bolsa quebrar em 29;
Viu o homem chegar à lua;
Viu 8 Papas;
Viu 23 Jogos Olímpicos e todas as Copas do Mundo;
Viu o surgimento da TV, do Computador e do Celular;
Viu o surgimento da AIDS e a cura da tuberculose;
Viu a República do Café com Leite, o Estado Novo, a Ditadura Militar e a redemocratização do Brasil

Viu e participou de muta coisa deixando saudades de seu jeito excêntrico de ser.

27 de jul. de 2008

Os Produtores

Ontem eu fui ao teatro assistir a versao nacional de "Os Produtores", musical original de Mel Brooks e Thomas Meeham.
Posso afirmar que a versao nacional está fantástica. Muitas risadas sao garantidas com piadas adaptadas para o Brasil e o jeito hilário de Miguel Falabela no papel principal.
Mas o que surpreende é Vladimir Brichta que acaba praticamente roubando a cena com atuacoes impagáveis. A única pena é que parece que precisavam de um nome feminino no cartaz, já que Julinana Paes tem papel mais do que coadjuvante com poucas falas a aparecendo pela primeira vez apenas pouco antes do intervalo.
De qualquer modo, também nao deixem de assistir ao filme de mesmo nome, contando com Nathan Lane e Matthew Broderick nos papéis principais.

20 de jul. de 2008

mais 20 filmes na TV

E aqui estou eu após mais 20 filmes assistidos na TV, para um breve comentário sobre cada um deles...

Star Trek VI: The Undiscovered Country: Um dos mais interessantes filmes de jornada nas Estrelas por se tratar mais um conto a lá Agatha Christie com muito mistério e pouca ficcao. Bastante interessante, principalmente se você gosta da série.
Invincible: este filme mostra a história real de Vince Papale, um bartender de 30 anos que acaba indo jogar futebol americano profissional em 1976. Bastante interessante principalmente por ser uma história real.
Little Manhattan: história interessante de como um garoto de 11 anos descobre o amor pela primeira vez no meio ao caos de New York. Bem legal e vale a pena ser assistido ao menos uma vez.
Hoodwinked!: animacao computadorizada mal feita e mal acabada, recontando a história da Chapéuzinho Vermelho de um ângulo bastante peculiar. Se você nao tiver nada melhor a fazer, assista, mas somente neste caso...
Eragon: adaptacao bastante razoável do livro homônimo no qual um adolescente fazendeiro acaba se vendo como o último cavaleiro dos dragoes e última esperanca para um mundo devastad por um tirano ditador. Pena que eu ouví dizer que a continuacao do filme foi cancelada...
Daredevil: adaptacao bem meia boca do homem sem medo da Marvel Comics. Pena que na onda de X-Men e Homem-Aranha da Marvel ainda bota os pés pelas maos e fabrica este tipo de filme medíocre. Pior só Elektra...
The Lord of the Rings: The Return of the King: Último filme da trilogis do Senhor dos Anéis e, na minha opiniao, o melhor de todos, principalmente se você tiver a oportunidade de assistir à versao extendida. Com certeza vale a pena ver e rever...
The Pink Panther: hilário remake do clássico da década de 80 (ou seria antes?) com atuacoes impagáveis de Steve Martin e um desfecho mais do que surpreendente. Infelizmente tem muita gente que nao gosta por ter muito de humor britânico no meio... De qualquer modo, eu recomendo...
The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe: adaptacao de um dos contos de C. S. Lewis (aquele mesmo da Alice no Pais das Maravilhas). A despeito dos efeitos surpreendentes a adaptacao deixou um pouco a desejar, sem levar em consideracao que a adaptacao nao comecou pelo primeiro conto de Narnia. Mas tudo bem, o filme é bem razoável...
Epic Movie: comédia a lá Top Gung, mas com muita tiracao de sarro de coisas que somente os americanos vao entender. Ponto alto para o capitao Jack Swalows e ficamos por isto mesmo... Boa sorte se você assistir...
National Treasure: Book of Secrets: embora ainda siga o estigma de Highlander (primeiro muito bom e segundo ruim) ainda assim o filme ainda é assistível, contando como o arqueólogo Benjamin Franklin Gates tenta desvendar o assassinato de Abraham Lincon.
Raiders of the Lost Ark: Primeiro filme do Indiana Jones (e que nao tem Indiana Jones no título original), personagem que acabou quase levando Harrison Ford a ser confundido com seu personagem. Simplesmente ótimo...
Indiana Jones and the Temple of Doom: segundo filme em que Harrison Ford assume o papél de Indiana Jones, lutando contra um grupo de adoradores de uma deusa da morte. Pior de todos os filmes de Indy, mas ainda assim um bom filme.
Hulk: que filme ruim... Deu vontade de dormir ou simplesmente parar de assistir no meio. Sem pé nem cabeca acho que nao deve ter agradado nem o melhor dos fas da fera verde. Se puder, fique longe...
Indiana Jones and the Last Crusade: Melhor de todos os filmes do Indiana Jones, contando com uma excelente atuacao de Sean Connery como pai de Indy. Juntos eles vao desvendar o segredo do santo Graal, o cálice sagrado, e protege-lo dos nazistas.
Oliver & Company: uma descricao simples seria a de que é um desenho Disney que nao se parece em nada com um desenho Disney. Os tracos nao sao bons e o desenho simplesmente parece mal acabado e com uma história bem fraquinha. Um dos poucos Disney que eu nao recomendo.
It Could Happen to You: filme mamao com acúcar do início da carreira de Nicholas Cage que conta a história de como um policial dá metade do prêmio da loteria para uma garconete e as desventuras que se seguem. Vale assistir uma vez...
Inside Man: filme excepcional que conta a história de um assalto perfeito a bancos. Com atuacoes muito boas de Denzel Washington, Clive Owen e Jodie Foster o filme é impressionante e você acaba nao sabendo para que lado você deve torcer...
License to Wed: Robin Williams é um reverendo que coloca os casais à prova em um curso de preparacao para o casamento bastante inusitado. Filme irreverente que vale algumas risadas, mas nao mais que isto.
The Ugly Duckling and Me!: segundo a onda de filmes de animacao computadorizada muita coisa ruim é feita. Este é outro exemplo que conta a história de um patinho feio um pouco diferente. Realmente nao vale a pena e o filme é de dar sono.

Entao a gente se vê novamente daqui a mais 20 filmes...