31 de out. de 2008

Sétimo Aniversário

Quem diria que se passaram apenas 7 anos desde que o primeiro iPod foi apresentado por Steve Jobs, e quem imaginaria que ele se tornaria sinônimo de mp3-player, objeto de desejo e até se tornaria um telefone.
Pos nao é que isto tudo realmente comecou a 7 anos, no dia 23 de outubro.
O tempo passa rápido mesmo...

27 de out. de 2008

Mais impressoes sobre Essen

Neste sábado voltei para Essen para tentar jogar alguma coisa mais. Infelizmente como sábado é o dia mais concorrido fica difícil conseguir mesa, mas mesmo assim eu joguei duas de minhas aquisicoes: Ghost Stories (Repos) e Cavum (QDW).
Ghost Stories é um jogo cooperativo no qual os jogadores sao ninjas e tem de defender um pacato vilarejo de fantasmas que querem acordar um demonio que infelizmente encontra-se enterrado no vilarejo.
O jogo é foda. Perdemos feio e pelos comentários gerais é dificílimo de ganhar. Os fantasmas levam vantagem em tudo e faltam acoes para os jogadores, mas mesmo assim é um jogo interessante, desde que você nao se importe em perder muitas vezes para o tabuleiro.
Já Cavum, do Kieling e Kramer, é um jogo sobre mineradores que podia muito bem ser um jogo de ferrovias. Você vai construindo túneis para as minas de diamantes e colocando postos intermediários que coletam estes diamantes para poder realiyar certos contratos. No jogo você tambüem acaba sentindo falta de acoes para realizar tudo o que você quer, mas ele foi muito bem planejado, exceto pelo fato de que se você comecar mal o jogo, voce nao tem chance de se recuperar. Isto aconteceu com um dos jogadores da minha mesa e observei isto em outras mesas também.
Infelizmente Le Havre eu nao consegui experimentar... Fica para ler o manual da Lookout (que, infelizmente, normalmente nao sao bem escritos).
Aproveitei para ver o que mais eu conseguia encontrar livre e joguei Kamisado, um jogo de estratégia abstrata em que o seu movimento dita qual peca o oponente vai ter que mover. O tabuleiro é quadriculado em diversas cores que correspondem às cores das pecas, e a cor do ponto em que você termina seu movimento é a cor da peca que seu oponente tem que mover. Nao consegui pegar direito o mecanismo e como joguei com o autor eu perdi feio.
Também joguei Fairy Tale, um jogo de cartas que eu já tinha jogado uma vez com o Miyagi mas havia me esquecido. No meio do jogo eu fui pensando: "este jogo é familiar" e mais tarde lembrei dele.
É um jogo originalmente japonês basicamente de colocacao de cartas na mesa e formacao de conjuntos especiais. Mecanismo simples com uma arte gráfica fantástica. Por apenas €8,00 vale a pena.
Infelizmente Essen acabou, mas fica a diversao que eu consegui ter aqui mais uma vez...

24 de out. de 2008

O melhor lugar do mundo é Essen...

...porque aqui é que está acontecendo a meior feira de jogos de tabuleiro do mundo, a Internationaler Spieltage Essen 2008, e mais ainda porque desta eu tive a oportunidade de, pela terceira vez, estar presente neste evento.
Uma mala cheia de jogos novos, cartas adicionais e especiais para Agricola, cenários extras para Catan e até um gorila para Zooloreto foram os frutos do primeiro dia da feira, juntamente, é claro, com algumas partidas bem interessantes...
Primeiro Flussfieber, o novo jogo do Fridemann Friese (2F Spiele), é uma corrida de toras em um rio, no qual cada jogador tem dois personagens movidos por cartas de movimento no meio das corredeiras e obstáculos como toras e pedras. O sistema lembra bastante Robo Rally, principalmente no que diz respeito a interferência entre figuras e movimentos automáticos do tabuleiro. Joguinho interessante para pouco compromisso.
Já que estava lá mesmo, também joguei Die 3 Gebote (The 3 Commandments), também do Friedeman, juntamente com os Irmaos Lamont (os donos da Fragor Games que está lancando Snow Tails este ano). Family game interessante, mas nada além disso.
E falando em irmaos Lamont, Snow Tails também deixou um pouco a desejar...
Também testei rapidamente o novo Formula D (substituto do antigo Formula Dé), e constatei que, tirando alguns refinamentos e uma aparência melhorada, o jogo continua exatamente o mesmo: nada mais que uma boa e velha corrida de vetores.
Minha surpresa foi com um jogo que eu ainda nao conhecia chamado Jamaica, no qual um bando de piratas estao fazendo uma corrida ao redor de uma ilha... Bastante engracado e, com o grupo certo de pessoas, pode gerar situacoes muito engracadas. Bem divertido mesmo, apesar de ter um mecanismo de pontuacao bastante desigual ao fim do jogo. Uma pena mesmo, pois se isto fosse melhorado seria realmente interessante.
Além disto também fui no estande da Adlung para conferir seus dois novos jogos de cartas: Voll Verladen e Mehr oder Weniger. Mehr oder Weniger é um jogo bem divertido de contagem de objetos no estilo do primeiro que tiver a resposta certa ganha os pontos (mais ou menos como Halli Galli). Já Voll Verladen é um jogo de memória melhorado, no melhor estilo para fundir o cérebro e fazer você abrir 3 ou 4 vezes a mesma carta.

Como eu disse no início: Essen é o lugar...

5 de out. de 2008

Eleicoes

Hoje foi dia de eleicoes para prefeito e vereador, o que me deu vontade de escrever sobre uma coisa que todo mundo já sabe, mas que mesmo assim sempre é bom ser lembrado: o Brasil é um dos países mais avancados do mundo em termos de eleicoes.
Para pra pensar um pouco: em Curitiba o prefeito já estava eleito antes das 18:30, ou seja, menos de uma hora e meia após o final das eleicoes, e Curitiba nem é uma cidade tao pequena assim.
Temos uma técnica eleitoral completamente eletronica, a prova de muitos tipos de falhas, e que é benchmarket para muitos países ditos mais desenvolvidos, como é o exemplo dos E.U.A., onde as eleicoes andam sendo um fiasco atrás do outro em termo de contagem de votos.
Enquanto eu estou escrevendo este post até as cidades mais populosas, como é o caso de Sao Paulo e Rio de Janeiro também já sabem os seus resultados, ou pelo menos, tem cerca de 90% dos votos contabilizados.
É a tecnologia e a criatividade brasileira dando show para o mundo todo ver.
E a propósito de eleicoes: espero que cada um tenha votado conscientemente, lembrando que o resultado vale por 4 anos.

1 de out. de 2008

Férias

Desculpem a demora em postar alguma cisa, mas estou finalmente de férias... estava mesmo precisando...
Aproveitei minha temporada de nao fazer nada de depois descansar para, inicialmente, viajar com minha noiva e ambas as sogras (a dela e a minha, hehehehehe...). Para os leitores ficarem com inveja, acabamos de voltar de Fernando de Noronha e sim, é fantástico.
O lugar é simplesmente demais, com belezas naturais fantásticas e uma água que é, no mímino, quentinha quando comparado ao litoral paranaense.
Mas voltei cansado de tanta correria, pois tinhamos pouco tempo para conhecer o máximo possível da ilha, logo: passeiros em ritmo alucinante tentando conhecer o máximo possível no menor tempo possível.
Recomendo de verdade...