28 de jul. de 2010

Flahsforward

Ontem eu assisti o ultimo episódio da primeira temporada de Flashforward, serie de TV dos mesmos produtores de Lost e que estava sendo transmitida pelo canal de TV a Cabo AXN, na qual o mundo inteiro desmaia por pouco mais de 2 minutos nos quais as consciências de todos sao transportadas para alguns meses no futuro. Agora um grupo de agentes do FBI esta investigando as causas do Blackout e tentando descobrir se haverá outro e como preveni-lo. Um seriado de ficção bem interessante perto de muita coisa ruim que vem passando na TV.
Bom, como geralmente faço quando a temporada chega ao fim, dou uma espiada no EpGuides para saber como sera o inicio da próxima temporada.
Pois infelizmente descobri que o seriado esta em vias de ser cancelado nos EUA e, consequentemente, permanecer completamente sem fim.
O ultimo episodio traz um certo fechamento para a temporada, mas, infelizmente, de forma alguma para a serie que tem uma tonelada e meia de questões pendentes e abertas.
Uma pena mesmo que hoje em dia seriados de nerd pareçam nao dar tanto retorno e sejam sumariamente cancelados...  :-(

25 de jul. de 2010

Dia de Jogo

Ja fazia um bom tempo, mas acho que finalmente encontrei um grupo relativamente volumoso de pessoas que se interessaram por jogar meus jogos de tabuleiro aqui na fria Curitiba.
Desde que cheguei de Sampa para morar por aqui que eu ate que tinha jogado esporadicamente com grupos de pessoas distintas, muitas delas muito legais, mas ainda não tinha montado um grupo de jogos de verdade, daqueles que se reúnem quase toda a semana, dispostos a experimentar um monte de jogos novos.
Bom, quanto a dispostos a um monte de jogos novos... ainda tenho que trabalhar esta parte... hehehehehe...
Acabei viciando eles em Bang e Tichu, então o grupo ainda nao esta muito aberto a novidades, mas nada que nao possa ser mudado.
Agora so falta introduzir alguns dos que jogava mais esporadicamente aos que chegaram agora e estão jogando um monte e, alakazam, um belo grupo de jogos daqueles que eu não via a alguns anos (desde que "larguei" meus amigos de Sao Bernardo e Sao Paulo.
Parece que agora meus jogos finalmente vão deixar de acumular poeira...
:-)

18 de jul. de 2010

Resenhas de TV

Demorei um pouco para ver 20 filmes desta vez, por um monte de motivos que nao vem ao caso, mas finalmente tenho material para falar de cinema em casa, com um detalhe interessante: estou em uma excelente fase Hitchcock. Andei gravando e assistindo um monte dos clássicos dele e, como todo grande diretor, nem tudo que ele fez vale realmente a pena...
Sem mais delongas, vamos as resenhas:

» Harry Potter and the Sorcerer's Stone: Primeira adaptação para cinema das aventuras do jovem bruxo que conquistaram o mundo. Neste primeiro filme Harry descobre ser um bruxo, e nao um bruxo qualquer, mas um bruxo conhecido por ser o único sobrevivente do ataque que um bruxo mal, Voldemort, que esta a espreita para voltar novamente ao "mundo dos vivos". Pena que as adaptações dos livros mais recentes deixaram muito a desejar.
» Seven Years in Tibet: Baseado em uma historia real, um alpinista alemão acaba preso no Tibet após a eclosão da guerra e, por sorte, acaba conhecendo o ainda jovem Dalai Lama, com quem cria uma amizade duradoura ao ver sua luta desde cedo pela independência de seu pais.
» The Invention of Lying: Em um mundo onde todas as pessoas falam somente a verdade e ninguém sequer imagina o que seria um mentira, um homem comum que vê seu emprego ameaçado acaba por ser o primeiro e único ser humano a conseguir mentir. Com suas mentiras ele se torna famoso e poderoso, mas com seus "poderes" ele também acaba se metendo em uma serie de problemas. Bastante interessante mas nada demais.
» Harry Potter and the Chamber of Secrets: Agora o bruxinho retorna para seu segundo ano, no qual estranhas petrificações começam a acontecer por toda escola. Junto com seus inseparáveis amigos ele toma a frente em uma investigação para descobrir o que pode estar acontecendo. Ainda da safra de boas adaptações.
» Dog Park: Filme da categoria "definitivamente nao perca seu tempo" no qual um rapaz que acabou de levar o fora de sua namorada acaba encontrando, por acaso, uma garota que le livros infantis na TV e se apaixona por ela, tudo ambientando-se em um parque onde as pessoas levam seus cachorros para passear... porque diabos que eu assisti a um filme com esta sinopse????
» Maid in Manhattan: Jennifer Lopes faz o papel de camareira em um grande hotel de Manhattan, no qual se hospeda um candidato bastante conhecido. Através de uma seria de fatores estranhos, ele acha que ela esta hospedada no hotel e ambos começam a sair juntos e a se apaixonarem. Mas o que acontecera quando ele descobrir que ela era apenas uma camareira? Um bom filme agua com açúcar.
» Strangers on a Train: Neste Hitchcock um famoso jogador de tenis que esta louco para se separar da atual esposa (uma traste) para poder casar com outra acaba encontrando um outro rapaz no trem, o qual quer se ver livre de seu pai para receber a herança. Em tom de brincadeira eles sugerem que deveriam trocar os assassinatos, mas o que o tenista nao sabia e que seu companheiro de trem levou a historia a serio. Vale assistir.
» The Princess and the Frog: Longa Disney no qual um principe e transformado em sapo em New Orleans por um bruxo vudu, e acaba encontrando uma cozinheira vestida de princesa em uma festa a fantasia, para a qual ele pede um beijo que supostamente o traria novamente a forma humana. O problema e que apos o beijo ela também vira sapa e agora ambos tem que percorrer o pantano atras de uma solução. Uma excelente animação trazendo a Disney de volta a suas origens de desenho animado.
» Die Fälscher: Filme alemão que conta a historia real de um grupo especial de prisioneiros que tinham a missão de falsificar documentos e dinheiro (libras de dólares) para o financiamento da guerra. Vale a pena mesmo.
» Frenzy: Neste nao tao bom Hitchcock um assassino serial esta assustando Londres ao estrangular um monte de mulheres utilizando gravatas. Um rapaz falido acaba sendo perseguido pela policia como principal suspeito, mas a verdade e muito mais assustadora. By the way, Hitchcock faz sua aparição bem no inicio do filme, no meio da multidão.
» The Hangover: Um grupo de amigos vai para Las Vegas para despedida de solteiro de um deles. O problema e que, ao acordarem logo cedo, justamente o noivo esta desaparecido e eles nao conseguem se lembrar de nada que aconteceu. Em hilariantes acontecimentos os amigos tentam durante todo o filme descobrirem o que eles fizeram e onde esta o noivo. Excelente comedia.
» Firewall: Gerente de segurança de um banco tem sua família inteira sequestrada e, para poder salva-la, ele tem que cooperar com os sequestradores que querem assaltar "eletronicamente" o banco. No melhor estilo Harrisson Ford, o filme e muito bom.
» And When Did You Last See Your Father?: Um jovem que praticamente odiava o pai acaba indo cuidar dele nos momentos finais de sua vida. Ao relembrar sua infancia ele comeca a compreender o pai. Sinceramente, um filme que nao merece a atencao de ninguem.
» Rear Window: Classico no qual James Stewart e um fotografo que esta preso a uma cadeira de rodas e nao tem nada mais a fazer a nao ser assistir seus vizinhos pela janela. O que ele nao esperava era ver o que ele acha ser um assassinato. Neste filme imperdivel Hitchcock aparece arrumando as horas de um relógio no apartamento do pianista.
» Sabotage: Mais um Hitchcock que nao devia ter saido do papel, no qual um investigador da Interpol esta procurando por um grupo terrorista (antes de 11 de setembro, quem diria) que esta sabotando a Inglaterra. Sem muito roteiro e nem enredo, vale apenas pelas cenas de suspense anteriores a explosão.
» Dial M for Murder: Um homem quer matar sua esposa e acaba imaginando o "plano perfeito". O que ele nao imaginava era que a execução nunca sai exatamente como planejado. Hitchcock nos faz quase torcer pelo bandido neste excepcional filme de suspense. Se puder assista.
» Underworld: Rise of the Lycans: O terceiro filme da trilogia se passa, cronologicamente, antes dos outros dois, contando a historia de como a grande guerra entre os vampiros e os lycans começou, e mostrando muitos fatos relevantes para os outros dois filmes. Excelente conclusão (ou seria inicio) para Underworld.
» The Lady Vanishes: Mais um Hitchcock que nao deveria ter saído do papel. Agora um grupo de pessoas que estão em um trem acabam se deparando com o sumiço de uma velha senhora e uma intriga internacional. A historia geral ate que era interessante, mas o final destrói completamente o filme.
» Doctor Strange: Desenho em media metragem que conta a historia do Dr. Estranho, mestre das artes magicas de Marvel, desde sua vida como cirurgião, seu acidente que o deixou incapacitado, sua busca por uma cura e a descoberta das artes magicas e sua luta contra o demonio Dormamu. O desenho nao convence muito e espero que o longa metragem com atores que ouvi falar saia melhor.
» Vertigo: James Stewart mais uma vez e ator principal em um filme de Hitchcock. Desta vez ele faz um ex policial que tem medo de altura e acaba sendo contratado por um colega de escola para investigar a esposa deste, a qual, aparentemente, esta em vias de se suicidar. O que ele nao sabe e que a verdade e muito mais obscura e perturbadora. O filme e bom e se desenvolve bem, mas o final e literalmente de matar.

Espero que voces tenham gostado e ate os próximos 20 filmes.

12 de jul. de 2010

E não é que o polvo tinha razão?

Pois veja só, não é que o bendito polvo alemão acertou mais uma vez...
Para aqueles que por milagre ainda não ouviram falar dele, em um zoológico da Alemanha, um polvo era solto em um aquário que continha dois recipientes de comida, cada um com a bandeira de um país diferente que se encontraram na copa da África do Sul.
O polvo escolhia um dos recipientes, o qual correspondia a uma das bandeiras e o time escolhido pelo polvo realmente ganhava.
Tem muita gente já dizendo que o polvo acertou todos os jogos da copa... exagero... Na verdade o polvo só foi utilizado para os jogos da Alemanha mais a final da copa.
Tem muita gente também dizendo que teve armação. Independente de o polvo ter acertado sozinho ou alguém realmente ter armado para o polvo ir em um time específico, o fato é que o polvo realmente acertou o resultado de 8 jogos com mais precisão que muitos apostadores da loteria esportiva (0,39% de chance de acertar aleatóriamente ou 1 chance em 256).
Simplesmente Freak...

10 de jul. de 2010

Superfreakonomics

Parece que eu só estou escrevendo sobre livros ultimamente, mas a verdade é que eu ando lendo bastante nestes últimos tempos e não pensei em nenhum tema relevante para escrever, mesmo com a Alemanha tendo mandado a Argentina de volta para casa e perdido para a Espanha e mesmo com minha caixa postal cheia de e-mails sobre como a alguns dias atrás o DeLorian do prof. Brown chegou ao futuro, mesmo isto sendo uma mentira, já que ele chegará apenas em 2015 (logo as indústrias ainda tem 5 anos para fazerem seus carros voarem).
De qualquer modo e retornando ao assunto, acabei de ler Superfreakonomics, de Steven Levitt e Stephen Dubner. Nesta sequência do aclamado Freakonomics, a dupla economista e jornalista trazem mais temas quase surreais de fatores causais como, por exemplo, o que leva uma mulher a ser prostituta ou porque os médicos lavam muito menos as mãos do que realmente deveriam.
Ok, sei que um monte de gente ai torcer o nariz e dizer que, com a dose de torção certa nos dados, quase tudo pode ser provado por estatística, mas a verdade é que uma quantidade surpreendente do que a dupla mostra em ambos os livros faz um sentido absurdo e os dados estão lá para comprovarem o resultado.
Independende do que você ache da estatística, o livro é muito bom e claramente bem escrito, sendo uma ótima pedida para todos.