25 de out. de 2010

Essen

Este ano estive novamente na feira de jogos de Essen e, embora em termos de lançamentos realmente bons ela tenha ficado para trás em relação às edições anteriores que eu participei, em termos de participação minha, foi a melhor.
Nas últimas vezes acabei visitando a feira apenas 2 dias, e sempre saindo em torno das 4 da tarde. Desta vez fui em 3 dos quatro dias de feira, entrando quando a mesma abria e saindo apenas quando apagavam a luzes. Joguei um monte e acabei encontrando algumas figurinhas que sempre estão por lá, sem contar o Osmar, um amigão meu aqui do Brasil e que agora está morando na Alemanha.
Joguei Smalworld, Memoir, Quirly, Agent Double, Loch Ness, Fürstenfeld, Antiqua, Palastgeflüster, Rummelplatz, Era of Inventions, Expedition Sumatra, Felinia e mais... muito legal... sem contar as compras de jogos, expansões e promos...
Achei até uma miniatura do Darth Vader na parte de quadrinhos e colecionáveis da feira, e o jogo Star Wars Epic Duels, pelo qual eu procurava já a um bom tempo.
Quem nunca foi, realmente não imagina o que é a feira de Essen, o melhor lugar do mundo por 4 dias para nerds como eu...

:-)

17 de out. de 2010

The Story of Stuff (A História das Coisas)

Ainda na onda da sustentabilidade, existe uma organização chamada Story of Stuff, que fez um vídeo muito bom sobre como as coisas funcionam hoje em dia. O vídeo é um pouco antigo e hoje já conseguimos reciclar embalagens longa vida, por exemplo, mas em geral continua bastante atual.

16 de out. de 2010

Im Zeichen des Sechsecks

Hoje eu terminei de ler Im Zeichen des Sechsecks, escrito por um tal de Peter Gustav Bartschat. Mas a verdade é que o escritor não é nem tão importante, embora tenha escrito o livro de uma forme muito bem humorada. O importante mesmo é sobre o que é o livro: a história de Klaus Teuber (que eu já encontrei pessoalmente algumas vezes, como neste post) e sua maior criação, o jogo Die Siedler von Catan.
Tudo bem, tenho certeza que a grande maioria de meus parcos leitores não deve fazer a menor idéia de quem diabos é o sr. Teuber e o que é um Siedler, então, uma breve explanação.
Na década de 1990, na Alemanha, um técnico dentário inventa um jogo, chamado Die Siedler von Catan, que era diferente de tudo o que já havia existido: todos os jogadores jogam mesmo fora das rodadas, os manuais de instrução foram concebidos de uma forma diferente e muito mais fácil de serem aprendidas, o tabuleiro é amplamente mutável, o que permite que expansões e variações no jogo sejam facilmente incluídas pelos próprios jogadores, sem contar um monte de outras coisinhas interessantes.
Conclusão: Klaus Teuber foi um dos primeiros criadores de jogos com carteira de trabalho assinada e o seu Siedler é um sucesso de vendas em quase todos os países em que existe.
Este livro conta exatamente esta história, de uma forma um pouco mais longa e, como aqueles que me conhecem sabem que sou louco por jogos de tabuleiro, é um prato cheio para mim, sem contar que toda minha coleção de jogos começou realmente com uma cópia do Siedler von Catan comprada em 2001.

14 de out. de 2010

Sustentabilidade e Banco

Pode ser que muita gente nem lembre mais, mas lá pelos idos de 2005 ou 2006 o então Banco Real (que atualmente foi comprado pelo Santander) tinha mergulhado de cabeça na sustentabilidade.
Para aqueles que não fazem nem idéia do que diabos é isto, a definição do dicionário é a seguinte:
Capacidade de uma geração suprir suas necessidades sem comprometer a capacidade da próxima geração em suprir suas próprias necessidades no futuro.
Para aqueles que acharam complicado, basicamente é não deixar o mundo inabitável para nossos descendentes, o que realmente é um assunto que deveria ser preocupação de todos mas que, infelizmente, não parece ser tratado com grande importância.
De qualquer modo, como já falei, a uns 5 anos atrás o Real investiu pesado neste tema e acabou veiculando 3 propagandas institucionais fantásticas que mostram de forma simples o que é sustentabilidade, as quais eu publico aqui.






Espero que vocês gostem...

10 de out. de 2010

Sandman - Edição Definitiva

Aqueles que acompanham minhas resenhas já devem ter notado que eu sou quase aficcionado por determinados autores. Neil Gaiman é um deles.
Neil começou escrevendo quadrinhos, e eu tinha uma coleção bem razoável deles antes de me formar na faculdade, mas, de forma curiosa, não foram os quadrinhos que me chamaram a atenção para Gaiman, mas sim seus livros (exceto o de contos, que não me apeteceu muito).
Mas isto não quer dizer que ele não tenha feito coisas excelentes em sua época quase exclusiva de quadrinhos, e Sandman está aí para provar isto.
Sandman - Edição Definitiva, que acabei de ler, compila as 20 primeiras edições de Sandman, pulbicadas originalmente entre 1989 e 1990, incluindo um monte de materiais inéditos e até mesmo um roteiro de uma das histórias acabadas: Sonho de Uma Noite de Verão (esta história em particular foi o único quadrinho que já ganhou um prêmio World Fantasy Award, e será o único, pois após sua vitória as regras foram mudadas para não permitir que um quadrinho sequer concorra novamente).
Basicamente Sandman, o mestre dos sonhos, foi preso por 70 anos no mundo físico e, após finalmente conseguir escapar de seus captores, tem que reaver seus objetos de poder, roubados e espalhados mundo afora, e recriar seus domínios que definharam durante sua ausência.
No meio das histórias conhecemos sua irmã mais velha, a Morte e descobrimos a existência de mais alguns irmãos, conhecidos como Perpétuos, que permeiam as histórias aqui e ali.
Apesar do preço da edição ser meio salgado, vale a pena, pois as histórias são realmente fantásticas.

5 de out. de 2010

No Joke...

Como era de se esperar de nossa inteligente população brasileira, agora temos Tiririca como nosso deputado, e eleito com mais de um milhão de votos.
Bom, eu realmente me sinto com cara de palhaço, então acho que no final das contas ele deve realmente representar o que há de "melhor" no povo brasileiro...
E como se não bastasse passar vergonha a nível nacional, é claro que este fato mais do que imbecil não passaria despercebido no resto do mundo. A BBC News publicou no seu site a matéria "No joke as Brazil clown tops votes for congress", na qual fica bem claro o que o mundo lá fora acha deste nosso patético Brasil varonil...

:-(