Neste final de semana terminei de ler
Sandman - Edição Definitiva - Volume 4, de Neil Gaiman, belamente ilustrado por, entre outros, Jill Thompson, Craig Russel e Dave McKean, e publicado em português pela
Panini Books.
Nesta compilação que reúne as edições 40 a 56 da revista The Sandman, mais dois especiais, Neil Gaiman chega a metade da saga projetada para seu personagem iniciado mais de três anos antes.
No arco Vidas Breves, Gaiman coloca as últimas peças no tabuleiro para uma história que ele vinha traçando desde o início de suas aventuras com o mestre dos sonhos. Ao longo deste arco somos apresentados de forma mais intensa aos familiares de Sandman, cada um com seus próprios problemas e manias.
No arco Contos, cada história é ilustrada por um desenhista diferente, apenas o início e final de cada capítulo são feitos sempre pelo mesmo, mantendo uma certa continuidade.
E em Ramadã, que fora originalmente publicado em The Sandman 50, somos transportados para uma Bagdá no auge de sua glória, na qual um príncipe preocupado faz um trato sem precedentes.
A edição ainda conta com uma série de extras como, por exemplo, uma gama enorme de ilustrações dos mais renomados artistas retratando a família dos perpétuos e o roteiro original de Ramadã.