23 de nov. de 2007

Kindle

Para quem ainda nao ouviu falar dele, logo vai ouvir, e muito...
O Kindle é um leitor de livros e jornais eletrônico, que praticamente nao necessita de computador para ser utilizado e pode armezenar centenas de livros, revistas e jornais.
Atualmente custando US$399,99 no site da Amazon, que é, inclusive, a detentora dos direitos sobre o Kindle, ele promete revolucionar a maneira como as pessoas compram livros, já que os mesmos para o Kindle custam até 1/3 do preco normal de venda.
Além disto, os livros sao entregues quase que instantaneamente, sem necessidade de procurar um HotSpot como para redes de WiFi, e sem custos adicionais. Infelizmente a rede de dados ainda nao está disponível para o Brasil, mas quem sabe em pouco tempo...
A única desvantagem do Kindle é que ele é preto e branco. Aparentemente nem tons de cinza ele possui, o que seria muito ruim para as revistas gerais.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Kindle, visite a página dele no site da Amazon ou veja o vídeo abaixo.




11 de nov. de 2007

Expulsao

Já que estamos falando de educacao, vou continuar no tema. Estava lendo o jornal quando me deparei com uma notícia peculiar: um garoto que havia sido expulso de uma escola particular na capital paranaense teve de ser reintegrado às aulas por decisao judicial. Aí resolvi ler a história até o fim.
Ele havia sido expulso nao por um simples mal comportamento, mas sim porque, mesmo após ser levado à diretoria e mesmo após os pais terem sido notificados diversas vezes, o comportamento do tal nao melhorava.
Aí vocês podem dizer que ele é apenas uma criança... Antes de falarem isto, olha só o que ele andou aprontando. Além de nao prestar atencao às aulas, ele batia nos colegas, mandando alguns para a enfermaria algumas vezes (uma vez ele tirou o eixo das rodinhas de sua mochila escolar para bater na mesa e, quando a professora mandou ele parar ele agrediu um colega de turma), quebrava os pertences dos outros e nao demonstrava nenhum respeito por professores, funcionários e outros pais.
Aí ele é expulso... os pais relapsos (mas provavelmente com muito dinheiro) entram com um processo e a escola tem que readmiti-lo como se nada tivesse acontecido e agora sim ele vai demonstrar menos respeito ainda.
Diversos pais preocupados com seus filhos já sinalizaram que vao retirar os mesmos do colégio, e nao sei se eu nao faria o mesmo se meu filho estudasse junto a alguém como este garoto.
E se ele hoje é criado assim, sem limites e com os pais apoiando qualquer coisa, o que será dele no futuro?
Como eu sempre digo, ainda temos que amadurecer muito neste pais...

6 de nov. de 2007

Virtual até demais...

Nao que eu seja contra a modernidade, muito pelo contrário, eu sou até bem favorável a ela e acho que a tecnologia nos tem ajudado de forma incomensurável, mas algumas coisas acontecem e a gente fica se perguntando o porque...
A última que andei vendo foram alguns cartazes espalhados dizendo que o vestibular para uma faculdade virtual totalmente on-line estava sendo aberto.
Fiquei meio cabreiro e resolvi entrar no site da tal Universidade Virtual do Brasil, e nao é que ela oferece mesmo cursos de nível universitário completamente virtuais. Até entendo que existem alunos que acabam aprendendo mais sozinhos do que na sala de aula, mas completamente sozinhos???
O mais interessante é que no site a propaganda é que a interacao com outros alunos, devido a diversidade dos mesmos, contribui para a formacao do aluno. Entao eu realmente me pergunto, que interacao, se ela só vai existir eletronicamente?
Pode me chamar de careta, mas o que algumas instituicoes andam fazendo para angariar alunos avidos por formacao superior a qualquer custo deveria ser taxado de criminoso. Pode até nao ser o caso da tal UVB, mas muitas faculdades acabam formando "profissionais" sem qualquer qualificacao, simplesmente querendo o rico dinheirinho deles. Uma massa cada vez maior de diplomandos despreparados e inaptos a entrar no mercado de trabalho tem tornado o diploma universitário no Brasil apenas mais um título que nao prova coisa alguma.
Ao passo que em países ditos mais desenvolvidos os cursos técnicos e profissionalizantes tem um papel imprescindível aqui eles sao cada vez mais considerados cursos de "segunda linha" e deixados de lado quando na verdade técnicos sao, em muitas posicoes, admiravelmente melhores do que profissionais com formacao superior.
Infelizmente nós ainda vamos ter que aprender muito para crescermos...