Acabei de ler hoje o Almanaque das Curiosidades Matemáticas, de Ian Stewart, um professor de matemática da universidade Warwick, na Inglaterra, que já é autor de uma série de livros de matemática para nao matemáticos.
Publicado no Brasil pela editora Zahar, o livro traz exatamente o que seu título nos revela: um monte de fatos curiosos e interessantes sobre o mundo da matemática, a grande maioria escrita realmente para um público leigo. Alguns dos capítulos tem uma digestão relativamente complicada para quem nem imagina o que é uma integral, mas em geral o autor conseguiu atingir o objetivo que era mostrar que a matemática é muito mais interessante do que a maioria das pessoas pensam.
Meu único senão para o livro é a sua tradução bastante medíocre. Em diversos locais do livro existem claros erros que nem mesmo foram pegos pelo revisor técnico. Um excelente exemplo é uma pequena fórmula que soma a quantidade de faces (F) de um polígono plano qualquer, subtrai a quantidade de arestas (A) e soma com a quantidade de vértices (V), obtendo sempre um resultado 1. Bem no meio do texto me aparece uma variável "E" que, se você realmente tiver prestado muita atenção em toda a dedução, parece ter sido um claro erro de tradução de "Edges"...
Infelizmente estes erros todos tiram muito do brilho da primeira edição, mas espero que a Zahar corrija o livro rapidamente para uma nova impressão.
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário