Acabei de ler Os Filhos de Húrin, o maior conto inacabado de J.R.R. Tolkien (aquele mesmo do Senhor dos Anéis), o qual finalmente terminou de ser organizado pelo seu filho, Christopher Tolkien, em uma belíssima edição com ilustrações de Alan Lee, um dos maiores desenhistas das obras de Tolkien (inclusive capa de uma das melhores edições únicas do Senhor dos Anéis publicado no Brasil pela Martins Fontes na qual podíamos ver Gandalf caminhando).
Neste livro está relatado de forma completa em em narrativa sequencial a história de Hurín, o qual desafiou Morgoth, um Valar caído que tentava dominar a Terra Média, frente a frente, despertando sua ira e trazendo uma maldição para toda sua família.
Centrado na história trágica de seus filhos, Turim e Nienor, o livro conta de forma muito mais abrangente e consistente o que já havia sido contado anteriormente em Contos Inacabados e Silmarillion (ambos também publicados no Brasil pela Martins Fontes), e é literatura obrigatória para todos os fans de Tolkien.
Para contar a verdade, acho que vou ler novamente o Contos e o Silmarillion apenas para poder realmente comparar as histórias.
Como se não bastasse, o livro ainda tem uma excelente introdução e apêndices ricos de informações sobre o universo de Tolkien e sua criação.
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário