Hoje terminei de ler 1808, de Laurentino Gomes, belamente publicado pela editora Planeta.
Neste Livro o jornalista e ex-editor do jornal Estado se São Paulo, da revista Veja e ex-diretor da editora Abril, após uma pesquisa de 10 anos em mais de 150 fontes, resolve nos contar um capítulo da história brasileira muito pouco explorado na nossa educação: a transferência da família real portuguesa para o Brasil a partir de 1808, desde a fuga de Napoleão até o retorno para Portugal 13 anos depois.
Curiosamente, este evento tratado com pouca importância hoje foi, na verdade, a faísca inicial que leva à independência brasileira anos mais tarde, em 1822, após o retorno de D. João VI e sua corte para Portugal.
Adicionalmente, D. João VI aparenta ser tratado pelo autor como ele realmente deve ter sido, e não como as caricaturas do filme Carlota Joaquina de Carla Camurati mostram. Sim, o autor mostra que ele realmente não era um Rei de muita classe, bastante letárgico e até mesmo indeciso, mas também mostra que nos momentos decisivos ele soube tomar as atitudes que o momento exigiam, atitudes muitas vezes bastante corajosas, bem diferente do personagem interpretado por Marco Nanini.
Escrito de forma bastante interessante, com capítulos que não se comunicam diretamente uns com os outros mas que, no todo, formam um mosaico da situação desde a necessidade da partida até a decisão do retorno a Portugal, passando pelas transformações que levaram o Brasil, de uma colônia atrasada a um país "desenvolvido" e com grande potencial de crescimento. Laurentino ainda usa referências em diários de diversos viajantes e habitantes locais para tentar mostrar o retrato mais fiel possível dos anos em que D. João VI e sua corte permaneceram no Rio de Janeiro, inclusive desmistificando certos eventos tantas vezes repetidos que parecem ser verdade (como o fato de nenhum dos barcos ter se perdido para chegar em Salvador, mas ter, sim, parado estrategicamente lá antes de seguir para o Rio).
Recomendo realmente a leitura por todos os interessados em aumentarem sua brasilinidade... hehehehehe...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário