Voltando a comentar sobre jogos, vamos falar do ganhador atual do Jogo do Ano (Spiel des Jahres) que, para aqueles que não conhecem, é um prêmio anual alemão dado, normalmente, a jogos familiares, que trazem diversão para todas as idades.
Este ano o agraciado foi Hanabi, publicado na Alemanha pela AbacusSpiele. De autoria de Antoine Bauza (que já faturou outro Spiel des Jahres por 7 Wonders) com ilustrações simples de Albertine Ralenti, é um jogo cooperativo no qual os jogadores tentam criar um show de fogos de artifício. Quanto melhor o show, mais pontos ele vale e, consequentemente, melhor o time completou sua missão.
O deck de cartas é composto de 5 cores, cada cor com valores indo de 1 a 5. No início do jogo, cada jogador recebe uma quantidade de cartas que, ao contrário dos jogos comuns, ele segura com o verso virado para si, de modo a que todos os demais jogadores saibam suas cartas, menos ele próprio (como pode ser visto na foto de Christopher Ross).
Na sua vez, cada jogador pode fazer uma ação entre três possibilidades. A primeira possibilidade é dar uma dica a outro jogador, dizendo quais cartas de uma determinada cor ou número ele possui. Infelizmente a quantidade de dicas é limitada para a mesa toda e cada vez que uma dica é dada, um chip é virado para mostrar quantas dicas ainda podem ser dadas.
A segunda possibilidade é jogar uma carta fora (e comprar uma nova) para desvirar um chip de dicas.
A terceira possibilidade é baixar uma carta no campo de fogos, colocando-a em jogo. O problema aqui é que não podem haver cartas repetidas no campo de fogos, nem tampouco números pulados (1 seguido de 3, por exemplo). Se um jogador baixa uma carta que não combina com o que já está na mesa, um raio é colocado em jogo. Três raios e os jogadores perdem.
O jogo acaba uma rodada após algum jogador ter comprado a última carta do monte, e a pontuação do show que os jogadores conseguiram completar é analisada.
A dificuldade do jogo pode ser influenciada alterando-se a quantidade de dicas possíveis, diminuindo a quantidade de raios permitidos ou incluindo cartas coloridas (que formam uma sexta cor, mas são utilizadas também para as dicas coloridas, ou seja, se você tiver 1 carta azul e 1 colorida, o jogador que lhe der uma dica de cor vai dizer que você tem 2 cartas azuis).
O jogo é bem interessante e, até certo ponto, divertido. Não é um 7 Wonders, que ganhou tudo no ano de lançamento, mas é muito bom e merece uma nota 7.