Alhambra é um jogo de Dirk Henn (autor de Wallenstein e Shogun), com arte de Jörg Asselborn e Christof Tisch, e ganhou o prêmio de Jogo do Ano (Spiel des Jahres) na Alemanha em 2003.
Em Alhambra, cada jogador é um arquiteto que pretende construir a melhor e mais imponente Alhambra (construção típica do sul da Espanha no final do século XIII). Cada jogador começa um apenas uma fonte e, ao longo do jogo, vai comprando mais construções que estão disponíveis pelos 4 diferentes construtores.
Quando um jogador tem a vez e pode escolher uma entre três opções de jogadas: comprar construções, comprar dinheiro ou reconstruir sua Alhambra.
A primeira opção (comprar construções) é a mais básica do jogo no que tange aumentar sua
Exemplo de Construções Foto: Geert VG |
Após comprar uma construção a mesma deve ser ajustada à sua Alhambra de modo que sempre seja possível chegar a pé, sem ter que atravessar nenhum muro, até a fonte inicial da Alhambra.
Se um jogador conseguir comprar uma construção pelo valor exato, então ele pode imediatamente jogar novamente.
Exemplo de Dinheiro Foto: Gert VG |
A terceira opção (reconstruir o Alhambra) serve para os jogadores poderem mover as peças dentro de sue próprio Alhambra, colocando-as em locais mais favoráveis.
Três vezes durante o jogo é realizada uma pontuação. Os jogadores que possuírem a maior quantidade de construções de um determinado tipo recebe pontos, bem como são distribuídos pontos pela quantidade de muros que existem em cada Alhambra.
Assim que acabam as construções, acaba o jogo e o jogador com mais pontos ganha.
As regras de Alhambra são simples e a jogabilidade é muito boa para um family game. No meio tempo existem 7 expansões diferentes para o jogo (cada uma, normalmente, com 3 possibilidades de alteração do jogo), que podem ser jogadas separadas ou combinadas.
O jogo, apesar de antigo, é muito bom e um excelente começo para uma nova coleção.
Nota 7 de 10
Nenhum comentário:
Postar um comentário