26 de dez. de 2014

Justiça

Hoje terminei de ler Justiça - Edição Definitiva, uma minisérie encadernada da Panini Books que se passa no universo DC. Neste livro argumentado por Alex Ross e Jim Krueger e magistralmente ilustrado por Doug Braithwaite e Alex Ross é contada uma história bem diferente do que normalmente estamos acostumados: o que aconteceria se os maiores vilões do planeta se aliassem acreditando realmente que estavam unidos pelo bem da humanidade e que, com isto, os super-heróis não são mais necessários?
Pois é exatamente isto que os argumentistas nos trazem: os vilões, graças a sonhos compartilhados de um holocausto que não apenas não foi contido pelos super-heróis, como também em grande parte causado por eles, os leva a se unirem de uma forma nunca antes imaginada para salvar a humanidade dos heróis.
Será verdade? Serão os heróis responsáveis pelo fim do mundo e os vilões seus últimos salvadores? É esta história fascinante que nos é mostrada ao longo de um livro fascinante.
O ponto negativo da história é que ela, como muitas coletâneas de quadrinhos, supõe que os leitores já conheçam o universo DC, o que muitas vezes não é verdade. Em muitos pontos da história fatos importantes para o leitor esporádico são deixados de lado, o que faz com que a história tenha sentido completo apenas para aqueles que tem uma certa familiaridade com o universo em que ela se passa (principalmente porque nesta história temos personagens bem conhecidos na mesma medida que outros pouco explorados fora dos quadrinhos).
Fechando a edição especial encadernada ainda existe uma série de esboços nos quais podemos apreciar a evolução da arte do livro, bem como os conceitos iniciais utilizados para o mesmo.

24 de dez. de 2014

NORAD Santa Tracker

Sabe o NORAD, o centro de defesa aeroespacial americano? Pois eles, além de controlarem tudo que sobrevoa os EUA, também possuem um projeto interessante nesta época de Natal: o NORAD Santa Tracker, que acompanha o trenó do Papai Noel em sua viagem ao redor do globo (incluindo a contagem de presentes já entregues pelo bom velhinho.
Vale a pena nem que seja apenas pela diversão... e Feliz Natal...

Hummm... quando será que ele chega em Curitiba?

8 de dez. de 2014

20 filmes na Telinha

E como estou grande parte do tempo sozinho nos últimos dias, andei assistindo vários filmes, fechando os 20 para minhas usuais resenhas:

The Campaign: Comédia sobre um candidato que faz qualquer coisa para permanecer no poder em uma campanha sem limites contra um oponente (pelo menos no início) honesto. O pior de tudo é ver um espelho das nossas eleições no filme... Fora isto e filme nem é tão bom assim...
White House Down: Durante uma visita à Casa Branca, um candidato rejeitado a vaga de segurança do presidente acaba no meio de um grupo de terroristas que efetivamente tomaram o edifício e ameaçam a segurança do mundo. Agora ele vai ter que, mesmo sem ter conseguido o cargo, proteger o presidente. Bom filme de ação.
Forgetting Sarah Marshall: Após uma separação bastante dolorosa, Peter resolve viajar para o Hawaii para tentar esquecer sua ex, Sarah, uma atriz de TV de sucesso dúbio. Mas chegando lá ele descobre que ela também está passando o final de semana com seu novo namorado no mesmo hotel que ele. Por sorte Rachel, uma atendente do hotel, irá ajudá-lo neste período conturbado. Comédia romântica meia boca...
Tinker Tailor Soldier Spy: Um agente da inteligência britânica aposentado é reintegrado ao serviço secreto no auge da guerra fria para descobrir um agente russo infiltrado no alto escalão do MI-6. Um filme tenso do início ao fim, mas que vale a pena ser visto.
Branded: Um especialista em Marketing acaba se vendo no meio de uma guerra de produtos que gera um futuro estranho no qual as marcas controlam a mente das pessoas. Após sua queda ele começa a ver a verdade e iniciará uma cruzada para mostrar a todos a verdade. E a verdade é que o filme não vale muito a pena...
Atlantis: The Lost Empire: Desenho da Disney que conta as aventuras de Miles, um jovem sonhador, tentando descobrir o mistério por trás do desaparecimento de Atlantida. Mas junto com ele, mercenários também querem tirar proveito desta descoberta. Um dos melhores desenhos animados dos chamados "clássicos Disney".
RED 2: Mesmo após conseguir sair ileso de sua aposentadoria, sua antiga profissão não deixa o ex-agente da CIA, Frank Moses, em paz. Agora ele deverá reunir sua antiga equipe mais uma vez para tentar ir atrás de um cientista dado como morto a décadas e uma bomba capaz de começar a terceira guerra mundial. Bom, mas o primeiro foi melhor.
It's a Wonderful Life: George Bailey teve sua vida inteira realizada conforme os desejos dos outros, mas mesmo assim ele conseguia ser feliz e trazer alegria a todos à sua volta. Mas agora ele chega a um ponto onde a única saída parece ser se matar, momento no qual um anjo terá que mostrar a ele que sempre existe outro caminho. Excepcional e vale a pena ser assistido por todos!
Memento: Um homem com perda de memória de curto prazo cria um sistema de fotos, tatuagens e mensagens para tentar, ao longo do tempo, descobrir quem é o assassino de sua esposa. Um thriller bem interessante principalmente pelo método como a história é contada. Vale a pena ver pelo menos uma vez.
Star Trek: Nemesis: No último filme da nova geração de Jornada nas Estrelas, Picard terá que enfrentar uma ameaça que ele não esperava: um clone dele mesmo, porém muito mais jovem, assume o poder de Romulos e, através de uma oferta falsa da paz, atrai a Enterprise para uma armadilha da qual eles poderão não escapar ilesos. Com um desfecho emocionante, é um filme para os fãns, mesmo que não seja o melhor da série.
The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring: Primeiro film da trilogia dirigida maestralmente pro Peter Jackson e sue adaptação para as telonas o livro de memo nome, contando as aventuras de Frodo, um hobbit, que acaba se tornando o dono do anel de Sauron, uma arma capaz de decidir o futuro de toda a Terra Média. Agora Frodo, juntamente com uma escolta formada de representantes de todas as raças, irão tentar destruir o anel. A adaptação é excelente, exceto a parte em que a Liv Taylor aparece (mudaram demais o livro nesta parte...)
Escape Plan: Um especialista de segurança de presídios que testa o quanto eles são a prova de fugas é colocado realmente à prova quando ele é jogado em um presídio que ninguém jamais ouviu falar e do qual ninguém jamais escapou. Agora ele terá que se unir a outros detentos para tentar o impossível: escapar. Muito bom.
47 Ronin: Refilmagem no estilo Hollywood da história dos 47 Ronins que, no Japão feudal, decidiram desacatar as ordens do imperador e vingar seu mestre, morto pelo clã rival. Pena que nesta versão Keanu Matrix Reeves é um herói superpoderoso que guia os Ronins. Não é ruim, mas pode-se deixar passar.
R.I.P.D.: Um policial descobre, logo após sua morte, que ele foi convocado para uma polícia sobrenatural que caça almas que não foram para o céu e continuam na terra, assombrando o mundo. O que ele não esperava é que logo no seu primeiro dia ele terá que salvar o universo de uma terrível arma sobrenatural. Fraquinho...
C'era una volta il West: Clássico faroeste no qual um estrangeiro que toca gaita e tem seus próprios planos junta as forças com um notório fora-da-lei local para proteger uma viúva recém chegada à cidade de um grupo de bandidos que trabalham para os construtores da ferrovia. Clássico, porém não excelente.
The Lord of the Rings: The Two Towers: No segundo filme da trilogia adaptada do livro do Senhor dos Anéis, Peter Jackson faz um excelente filme continuando a contar as aventuras de Frodo na sua tentativa de destruir o Um Anel, agora com a sociedade desfeita e contando apenas com a ajuda de seu colega Samwise, ao mesmo tempo que o restante dos companheiros travam outras batalhas bem longe, mas não menos importantes. Excelente!
The World's End: Após 20 anos um grupo de antigos jovens se reencontra novamente para tentar terminar a Golden Mile, uma visita em diversos pubs em sua cidade natal, tomando um pint em cada pub. O que eles não imaginavam é que eles, involuntariamente, teriam que lutar pela liberdade da Terra. Fraquinho demais...
Upside Down: Mesmo vivendo em mundos com gravidades opostas, um casal acaba se apaixonando, mas são obrigados a se separarem. Após muitos anos eles acabam se reencontrando e agora eles farão de tudo para poderem, mesmo contra todas as regras da sociedade, ficar juntos. Água com açúcar...
Salve-se Quem Puder: Filme nacional de 73 que conta a história de um rally patrocinado por um excêntrico solteirão no qual um grupo de casais decide competir em times somente com mulheres e somente com homens, gerando as mais diversas trapalhadas. De verdade, só assistí porque é muito engraçado ver os atores tão novinhos... hehehehehehe...
Phantom: História baseada (bem de longe) em fatos reais sobre um submarino russo, equipado com mísseis nucleares, que some no meio do atlântico e quase dá início à terceira guerra mundial. Embora o elenco é bom, o filme é ruim... pode passar.

Por enquanto é só, mas em 20 filmes eu volto...

6 de dez. de 2014

Alien - Um Estudo Tipográfico

Eu estava navegando aleatoriamente quando achei o site Typeset in the Future, de um cara chamado Dave Addey, que comenta filmes de ficção científica sob o aspecto tipográfico (isto mesmo, o aspecto das fontes e iconografias) utilizadas no filme.
De início pensei que isto era uma coisa muito idiota de se fazer, mas, ainda bem, dei uma chance ao site e me surpreendi com os posts feitos por ele (infelizmente apenas 4 até agora).
O post sobre Alien é, na minha opinião, o melhor deles, sendo informativo e engraçado ao mesmo tempo.


Recomendo pelo menos uma visita lá, e espero mesmo que ele escreva mais...