26 de dez. de 2014

Justiça

Hoje terminei de ler Justiça - Edição Definitiva, uma minisérie encadernada da Panini Books que se passa no universo DC. Neste livro argumentado por Alex Ross e Jim Krueger e magistralmente ilustrado por Doug Braithwaite e Alex Ross é contada uma história bem diferente do que normalmente estamos acostumados: o que aconteceria se os maiores vilões do planeta se aliassem acreditando realmente que estavam unidos pelo bem da humanidade e que, com isto, os super-heróis não são mais necessários?
Pois é exatamente isto que os argumentistas nos trazem: os vilões, graças a sonhos compartilhados de um holocausto que não apenas não foi contido pelos super-heróis, como também em grande parte causado por eles, os leva a se unirem de uma forma nunca antes imaginada para salvar a humanidade dos heróis.
Será verdade? Serão os heróis responsáveis pelo fim do mundo e os vilões seus últimos salvadores? É esta história fascinante que nos é mostrada ao longo de um livro fascinante.
O ponto negativo da história é que ela, como muitas coletâneas de quadrinhos, supõe que os leitores já conheçam o universo DC, o que muitas vezes não é verdade. Em muitos pontos da história fatos importantes para o leitor esporádico são deixados de lado, o que faz com que a história tenha sentido completo apenas para aqueles que tem uma certa familiaridade com o universo em que ela se passa (principalmente porque nesta história temos personagens bem conhecidos na mesma medida que outros pouco explorados fora dos quadrinhos).
Fechando a edição especial encadernada ainda existe uma série de esboços nos quais podemos apreciar a evolução da arte do livro, bem como os conceitos iniciais utilizados para o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário