Ah, que diferença faz um livro bom. Depois do meu último martírio com O Laborinto da Rosa, ler um bom livro como o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil é, sem exagero nenhum, tudo de bom.
Neste livro o jornalista Leandro Narloch desmistifica um série de mitos da história brasileira que, de tanto ensinados e repetidos, acabaram por se tornar "verdade", mesmo que os fatos históricos mostrem o contrário (mais ou menos como uma versão continental da história de que o avestruz coloca a cabeça dentro da terra).
No livro, sem se deixar intimidar com quem ele esteja ofendendo, é contado uma verdade que pode deixar muitas pessoas iradas, como o fato de Zumbi ter possuído escravos, os índios terem aprendido ecologia com os portugueses, Aleijadinho, do modo como é conhecido, provavelmente ser apenas um mito, e até que Santos Dumont não inventou o avião antes dos irmãos Wright.
Com um texto simples e acessível e uma bibliografia quase maior que alguns dos capítulos, o livro é excelente para mostrar de onde realmente veio o Brasil.
Pena que Tiradentes também não foi colocado a prova. Talvez numa outra edição ou sequência... :-)
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário