Acredito que o Greenpeace seja uma ONG internacional conhecida de todos, mas o que muitas pessoas ainda não ouviram falar é da iniciativa "Guide to Greener Electronics" existente desde 2006, que busca criar um ranking das 10 empresas líderes na manufatura de eletrônicos, computadores, TVs e celulares baseado em suas políticas e práticas em reduzir seu impacto no clima, em produção de produtos ecologicamente corretos e em tornar suas operações mais sustentáveis.
Cada uma destas características são medidas e baseadas em critérios objetivos, os quais podem ser verificados na página do Greenpeace.
A última versão do guia foi publicada este semana, e mostra a HP liderando o mercado, seguido pela Dell, Nokia e Apple (empresa, inclusive, que na primeira versão do guia estava entre as últimas colocadas e que, graças à mobilização do Greenpeace juntamente com os consumidores Apple, através do site Greenpeace + Apple, se viu forçada a mudar sua política). Os usuários do guia ainda podem baixar as folhas de pontuação individuais de cada fabricante e verificarem como se chegaram nos resultados.
Um excelente iniciativa, principalmente se os consumidores começarem realmente a olhar para tais critérios no momento da compra.
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário