Terminei de ler O Atlas da Terra-Média, que nada mais é do que o que já está escrito no subtítulo: um guia autêntico e atualizado para a geografia de O Senhor dos Anéis, O Hobbit e O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien.
Este livro foi escrito por Karen Wynn Fonstad, uma cartógrafa e professora de geografia na Universidade de Wisconsin que, ao se deparar com um projeto de final de curso de uma aluna, acabou se envolvendo com o universo ricamente criado por Tolkien e, baseado em todo o material que ele publicou (e mais algumas coisas que ela teve acesso junto a Christopher Tolkien), criando este maravilhoso atlas.
Nele a autora, além de manter o traço característico de Tolkien, mostra os mapas separados por eras e por tipo: geográficos, migrações, batalhas, políticos e assim por diante, não apenas ilustrando o universo da Terra-Média, mas também comentando sobre as histórias que lá se passaram e como ela chegou a diversas conclusões baseadas nos escritos de Tolkien.
Contando uma rica bibliografia que, em alguns casos inclui até a página de onde o texto foi originalmente retirado, o livro me dá vontade de ler toda a saga novamente (o que eu acho que em breve vou acabar fazendo mesmo... hehehehehehe...)
Em uma bela edição da Martins Fontes, que peca apenas pela falta de cores nos mapas, este livro é simplesmente obrigatório para todos os fans dos livros de Tolkien.
A única coisa que eu senti falta foi um glossário para a edição brasileira (afinal quem vai saber que Valfenda é Rivendell no original em inglês???)
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário