Hoje terminei de ler O Mercador de Lã, de Valéria Montaldi, belamente publicado no Brasil pela Record.
No livro da mesma autora de O Monge Inglês, Valéria conta a primeira aventura do Monge Matthew, bem como os motivos que o levaram a deixar a Inglaterra e peregrinar pela região do norte da Itália.
A história se passa na primeira metade do século XIII e, obviamente através de uma exaustiva busca em referências históricas, é repleto de detalhes dos povos e costumes da época, misturando personagens completamente fictícios com figuras históricas reais, o que dá ao leitor um pano de fundo impressionantemente realista.
Curiosamente neste livro, e não no que tem no título o nome do monge, Matthew é realmente o personagem central, que conecta a histórias entre e traz sentido a narrativa e que, nos romances que se seguiram, passa a ser apenas uma figura a mais no meio da história chegando a, em alguns casos, ser menos que um coadjuvante.
Por este motivo considero este o melhor de todos os 3 livros contando as aventuras e desventuras do monge que li até o momento (em breve devo ler o quarto e último livro e digo se é melhor ou não...)
Um excelente livro misturando ficção e realidade para ser lido e relido...
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário