9 de jan. de 2022

As Aventuras do Capitão Hateras

A algum tempo atrás comprei, em uma promoção bizarra da Amazon (que você ainda encontra aqui) um box para o Kindle contendo (acho) toda a biblioteca de Júlio Verne e venho, paulatinamente, lendo diversos livros dele.

Capa de As Aventuras do Capitão Hateras
O último foram As Aventuras do Capitão Hateras, que conta a história do supracitado capitão que tinha um sonho: ser o primeiro humano a chegar ao polo norte.

Para tal fim, o capitão não media esforços, tanto que, após algumas tentativas fracassadas, ele teve que construir um navio em segredo e contratar uma tripulação sem que a mesma soubesse a quem estava servindo e o propósito da viagem, pois do contrário, nenhuma pessoa serviria ao seu comando, mesmo com recompensas financeiras enormes.

Em cerca de 1/3 da primeira parte do livro, finalmente o capitão se revela e começamos a descobrir de quem ele realmente se trata e até que ponto ele está disposto a ir para chegar ao seu objetivo. E os desafios e riscos que ele decide correr são tão elevados que, durante muito tempo no livro você se vê torcendo para que ele não consiga atingir o polo e morra no meio do caminho.

Como diversos outros livros de Julio Verne, um bom volume do livro é recheado de dados científicos da época e de todo tipo de conhecimento da segunda metade do século XIX, o que pode deixar o livro bem denso para o publico comum. 

Ao final da primeira metade do livro, finalmente achamos que o capitão tem o que merece, pois ele realmente força a sorte muito mais do que seria possível, mas uma reviravolta acontece e o segundo livro, embora ainda tenha um capitão Hateras cego pelo seu objetivo, também tem uma série de outros contrapontos, personagens e situações que começam a lhe tornar menos odioso do que na primeira metade.

Não vou contar o fim do livro, mas basta dizer que, nos últimos capítulos, voltamos a ver Hateras da primeira metade e ele teve, na minha opinião, um fim justo.

Mas o melhor de todos os personagens do livro é o Dr. Clawbonny, um médico com conhecimentos científicos em praticamente todos os ramos e um conhecimento infinito, utilizado diversas vezes para salvar a todos de diferentes tipos de enrascadas ao longo de todo o livro. Ele, na minha opinião, e não Hateras, é o personagem principal do livro, a cola que mantém toda a história coesa e funcional.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário