4 de mai. de 2011

Manila

Agora que minha filha nasceu as jogatinas toda a semana ficaram para trás (pelo menos até ela completar 2 meses para poder chamar mais do que um casal por vez...), mas isto não impede que, de vez em quando, algum amigo venha jogar algum coisa a noite comigo.
Ontem eu, o Joel e a Dani jogamos Manila, de Franz-Benno Delonge (o mesmo que fez, por exempo, Container, que eu já comentei no Blog, Goldbräu e Transamerica), publicado pela Zoch em uma belíssima edição (os moedas são moedas de verdade e não moedas em cartão e os barcos são realmente barcos) como já é costume dos demais jogos dela.
Em Manila cada jogador é um investidor no transporte de 4 tipos de mercadorias rio acima. Contando com um capital inicial de 30 moedas, a primeira fase de cada rodada é um leilão para decidir quem será o dono do porto. O dono do porto possui algumas funções especiais (afinal ele pagou por isto), entre as quais, escolher quais mercadorias serão transportadas na rodada (apenas 3 das 4 são transportadas por rodada), além de escolher a posição inicial dos 3 barcos (alguns podem ser colocados mais próximos do destino do que outros).
Após o dono do porto ter efetuado suas escolhas, os jogadores pagam para colocar seus funcionários nas diversas posições ao longo do trajeto, todas com riscos e benefícios. Por exemplo, o jogador pode escolher colocar um de seus funcionários em um dos três barcos. Se este barco chegar ao porto, entao ele recebe dinheiro pela entrega das mercadorias, mas se este barco não chegar ao porto, ele não recebe nada.
Após cada jogador colocar um de seus funcionários, o dono do porto rola um dado de 6 lados para cada um dos barcos e o movimenta rio acima.
Este procedimento de colocação de funcionários e rolagem de dados é repetido três vezes e então os lucros ou prejuízos de cada funcionário colocado pelos jogadores é computado.
O critério de término do jogo é dado quando uma determinada mercadoria foi entregue 5 vezes. ganha o jogo quem tiver mais dinheiro no final.
Este é um family game, mas com alguns bons componentes de estratégia e sorte. Com uma partida durante não mais do que uma hora e meia é um jogo bem divertido.
Um detalhe importante: em 3 jogadores o jogo pode ficar rapidamente bem desbalanceado (devido, por exemplo, a uma jogada realmente de sorte de 1 dos três jogadores). A partir de 4 jogadores este desbalanceamento torna-se bem mais difícil de acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário