6 de fev. de 2011

II Curitiba Ludica

Ontem foi dia da II Curitiba Lúdica, evento organizado pela Confraria Lúdica que contou com a presença de um monte de Curitibanos e até de visitantes de Brasília que, como eu, gostam de jogos de tabuleiro.
Primeiramente parabéns à organização do evento e espero que mais e mais edições dele venham em seguida.
Conheci um monte de gente legal e aproveitei também para jogar alguns jogos que eu ainda não conhecia, principalmente Container e Ubongo 3D.
Como disse, o primeiro deles foi Container, um jogo de logística de Franz-Brenno Delong e Thomas Ewert. Cada jogador possui um pequeno tabuleiro que representa sua doca de carga, dividida em 3 partes: fábricas, depósitos e a doca propriamente dita. Por rodada, cada jogador possui 2 ações, as quais podem ser: fabricar produtos em suas fábricas, comprar produtos das fábricas dos oponentes (pelo preço escolhido pelo respectivo produtor) para colocar nos seus depósitos, comprar produtos dos depósitos de outros jogadores (como na ação anterior, pelo preço escolhido pelos respectivos donos) para colocar no seu navio e leiloar os produtos do seu navio na ilha principal.
O interessante é que, além da produção, você não pode fazer muita coisa no seu próprio tabuleiro (tirado estipular os preços de venda dos produtos), ou seja, o grande mecanismo do jogo é comprar mais barato do que você conseguirá vender gerando lucro.
Ganha quem tem mais dinheiro no final, mas o jogo possui uma estratégia mista, já que dinheiro na mão conta tanto quanto mercadorias armazenadas na ilha central (que tem valores diferentes para cada jogador), então é perfeitamente possível ganhar o jogo sem possuir nada na ilha central ou mesmo sem possuir muito dinheiro na mão.
Para mim isto acabou sendo bem legal, já que não gosto muito de jogos de leilão e o leilão deste jogo é simplesmente mais uma fase, mas não a mais importante.
Também joguei Ubongo 3D, que, para quem conhece Ubongo, nada mais é do que inserir mais uma dimensão no jogo.
Basicamente Ubongo 3D é composto de uma série de peças plásticas de formatos geométricos baseados em cubos. Cada jogador é instruído a pegar três peças específicas (4 no modo difícil) de acordo com a rodada do jogo e, em um tempo marcado por uma pequena ampulheta, ele deve, utilizando aquelas peças, montar uma "construção"de 2 andares sem nenhuma lacuna que caiba em uma base desenhada no tabuleiro.
É um jogo interessante, mas acredito que com várias partidas o mesmo acabe se tornando repetitivo, assim como o Ubongo original. De qualquer jeito, uma partida esporádica é bem divertida, mesmo o jogo sendo angustiante.

Pena que tive de sair cedo, mas na próxima oportunidade acabo ficando até o fim da festa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário