12 de fev. de 2011

Fürchterliche Feinde (Formidable Foes)

Ontem à noite estreei Fürchterliche Feinde, o jogo que fecha a trilogia lúdica da Fada Fábula (que começa com Fische Fluppen Frikadellen e segue com Finstere Flure) criada por Friedemann Friese na sua própria produtora, a 2F-Spiele.
Eu gosto muito dos jogos do Frieseman, um estudante de matemática que acabou largando tudo para fabricar jogos. Felizmente ele aprendeu bastante nas aulas de matemática para deixarem seus jogos com um balanceamento matemático (sem trocadilhos). Vários de seus jogos utilizam regras de taxas e variação de preços interessantíssimas.
Infelizmente cometi um erro imperdoável, mas sempre me esqueço: nunca deixe de ver se o jogo possui alguma FAQ na internet. Este possuía e, como é de praxe, acabamos jogando com algumas pequenas regras erradas, o que, felizmente, não comprometeu o jogo.
Voltando ao jogo, em Fürchterliche Feinde os jogadores encontram-se em um labirinto onde vão aparecendo monstros cada vez mais fortes, os quais devem ser derrotados de modo a seu jogador ir acumulando conhecimento e, claro, tesouros que, ao fim do jogo, são o que torna você campeão.
Você só ganha uma quantidade grande de conhecimento se você derrotar monstros dentro um nível bem específico de força (se foram fracos demais você o monstro não lhe dá experiência nenhuma e se forem fortes demais você não pode derrota-los). Isto faz com que você tenha que andar de um lado para outro no tabuleiro para encontrar os melhores monstros para seu personagem.
As batalhas são decididas através da rolagem de dois dados mais o descarte de chips de energia, os quais vão saindo do jogo e tendem a ficar escassos próximo ao final do jogo.
O jogo é bem interessante, como se fosse uma variação bem seria de Munchkin Quest, e tem uma tática bem legal com os mecanismos de equilíbrio conhecidos dos jogos da 2F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário