7 de fev. de 2011

Ohne Furcht und Adel (Citadels)

Ontem foi dia de jogar Ohne Furcht und Adel (Citadels em inglês), de Bruno Faidutti, com um grupo de amigos. Este é um jogo bem interessante que fazia muito tempo que tinha jogado pela última vez.
O objetivo de cada jogador é construir uma cidadela composta de 8 construções. Ganha o jogo quem tiver as construções mais valiosas ao final da partida (mais alguns pontos extras). Para a construção de cada construção se paga uma quantia de ouro que é igual ao valor da construção ao final do jogo.
Em cada rodada, cada jogador pode realizar duas ações. A primeira delas é ganhar 2 ouros ou comprar duas cartas de construção, uma das quais o jogador pode manter na mão. A segunda ação é optativa: pagar para construir alguma coisa em sua cidadela.
Seria um jogo bem sem graça, não fossem os 8 personagens especiais (assassino, ladrão, mago, rei, pregador, comerciante, construtor e soldado) que vão se alternando entre os jogadores e fornecem, cada um, uma habilidade especial para a rodada.
O mecanismo de escolha do personagem especial é herdado do premiado jogo de cartas Verräter, de Marcel-André Casasola Merkle (inclusive um agradecimento especial a este autor pode ser encontrado no final do manual de regras). Basicamente o jogador inicial retira aleatoriamente uma quantidade de cartas especificada pelas regras dos personagens a serem escolhidos. Entre os que sobram, este jogador escolhe um personagem para ele e passa os demais para o próximo jogador, que escolhe um para ele e assim por diante. O último jogador receberá dois apenas 2 personagens, dos quais ele escolherá um e descartará o outro sem que nenhum outro jogador saiba o que ele descartou. Isto faz com que ninguém tenha certeza sobre que personagem ficou com qual jogador, o que realmente torna o jogo muito interessante.
Um excelente jogo de cartas que pode ler levado facilmente para qualquer parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário