12 de fev. de 2012

Guia Politicamente Incorreto da América Latina

Desde o início deste mês que não escrevo nada mas, em minha defesa, estou trabalhando bastante em um projeto de tradução (e até estou sendo pago por isto... huahuahuahua), então o tempo que tenho tido livre, estou utilizando.
Independente disto, consegui terminar de ler esta semana o Guia Politicamente Incorreto da América Latina, de Leandro Narloch (o mesmo do Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, que eu já comentei neste post) juntamente com Duda Teixeira, editor assistente da revista Veja.
A receita de Nardoch para este livro é exatamente a mesma utilizada em seu primeiro: desvendar a verdade por detrás dos personagens históricos que tiveram suas histórias contadas de forma diferente da real por tantas vezes, que a ficção quase passa a ser verdade.
A despeito do claro cunho anti-comunista do livro, os fatos narrados por ele são realmente baseados na história real, documentos, testemunhos e discursos, respaldando as conclusões a que ambos os autores chegam. A despeito disto, o livro deve ser lido com alguma cautela pois, para aumentar o impacto de alguns números, por exemplo, é citada uma informação parcial (como mostrar apenas a quantidade de empregos que sumiram em determinado período na Argentina, sem citar de quanto era o montante inicial de empregos, de modo que o leitor possa fazer o julgamento de valor se esta diminuição realmente representa alguma coisa).
De qualquer modo, um excelente livro que, com a cautela necessária, eu recomendo com certeza...

Nenhum comentário:

Postar um comentário