24 de jun. de 2012

Feudalherren - Feudality

Andei meio relaxado com meu blog neste último mês e minha única defesa é dizer que comprei Diablo III e estava jogando muito para ter tempo de escrever...
Espero que siva de alguma desculpa, mas vou fazer algumas resenhas de jogos de tabuleiro em sequencia, e a primeira dela é de Feudalherren (ou Feudality, em inglês), de Tom Wham (o mesmo autor de Kings & Things e The Awful Green Things from Outer Space) com edições em alemão e inglês respectivamente pela Lookout e Z-Man.
Cada jogador, como o próprio nome do jogo já deixa transparecer, é um nobre senhor feudal, dono de um castelo e terras.
A cada nova rodada uma série de trabalhadores aleatórios são abertos e cada jogado pode comprar um deles para colocar em seu feudo. Cada trabalhador tem um custo (embora uns poucos sejam gratúitos) combinando diversas das matérias-primas do jogo (existem 5 tipos de matérias, uma das quais é dinheiro). Cada trabalhador também produz alguma das matérias-primas e, em alguns casos, pontos (que efetivametne servem para ganhar o jogo).
Os trabalhadores adquiridos podem ser colocados em qualquer lugar do feudo (com exceção do castelo), porém grande parte deles tem restrições de posicionamento (deve ser colocado ao lado de uma floresta, por exemplo) ou posições de colocação privilegiada (se for colocado no rio, produz dobrado).
Antes que me esqueça, o feudo é um tabuleiro xadrez com 49 campos utilizáveis, cada um para um trabalhador. Este campo tem linhas e colunas numeradas e, a cada rodada, são jogador dois dados de 8 lados, que formam um par linha/coluna que mostra qual campo dos feudos foi ativado. Apenas este campo e os adjacentes poderão ser utilizados pelos senhores feudais nesta rodada (para aqueles mais familiarizados com jogos, bem ao estilo Siedler von Catan e sua rolagem de dados de produção).
Após a aquisição e posicionamento dos trabalhadores o jogador ativo ainda tem a chace de fazer uma ação extra, que pode variar entre produzir alguma coisa em seu feudo até enviar sabotadores para os feudos vizinhos ou, para os jogadores mais belocisos, entrar em guerra com os feudos vizinhos.
O que adiciona um twist a mais no jogo é o baralho do rei. A cada nova rodada uma carta é aberta, mostrando o que o rei anda fazendo. Em alguns casos ele está viajando e nada acontece, mas os impostos podem subir ou o reino pode estar sendo atacado por dragões... nunca se sabe.
O jogo é interessante mas, dependendo da situação, com 9 trabalhadores já é possível cobrir todas as possibilidades de dados rolados, ou seja, você sempre ganha alguma coisa. Além disto, se um jogador ganha, por pura sorte, muitos pontos no início do jogo, fica extremamente difícil alcançá-lo depois.
Independente disto o jogo é bem interessante e eu estou disposto a jogá-lo novamente.

Nota 7 de 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário