Hoje terminei de ler Das Buch der Sith, publicado em alemão pela Oetinger e que tem uma versão em português.
O livro, escrito por Daniel Wallace, se faz passar por um apanhado de textos do lado negro da força de Star Wars, compilado pelo Imperador Palpatine ao longo de sua ascensão ao trono. Ele junta peças que vão desde a guerra dos Sith, passando pela introdução da regra dos dois e até mesmo um texto compilado pelo próprio imperador após a fundação do império.
Embora o resultado seja bem interessante, principalmente pelas observações rabiscadas nos rodapés feitas por Luke Skywalker, o próprio imperador, Vader e outros personagens importantes da saga Star Wars, muitos textos são estranhamente escritos, fazendo que com seja um livro ligeiramente pior do que o Manual do Jedi (livro gêmeo do lado claro da força).
Mas o que realmente deixa o livro um pouco fora de contexto hoje é que muito do que aparece nele não é mais considerado cannon: após a aquisição da legenda Star Wars pela Disney, muito do material previamente publicado foi cinsiderado Legend, ou seja, não fazem mais parte da saga oficial. Como o livro e muitos de seus comentários provém do universo expandido, muita coisa nele agora é legend, embora outras sejam claramente cannon, e a diferenciação entre ambos é muito difícil.
Mas mesmo com esta desvantagem em mente o livro ainda é uma fonte interessante de informação (e ainda podemos esperar algum dia uma revisão do mesmo... hehehehehehehe...)
Há 6 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário