22 de set. de 2005

Bundeswahl

Eleicoes

Nao sei se alguem esta acompanhando como e que andam as eleicoes aqui na Alemanha, mas para quem esta por aqui, vendo tudo de perto, e uma coisa muito curiosa.
Em primeiro lugar um dos grandes candidatos na regiao de Dresden morreu poucas semanas antes da eleicao (que ocorreu no domingo, 19/09), e nesta cidade a eleicao foi atrasada em duas semanas. Ou seja, la o pessoal vai votar depois de ja saber o resultado parcial da eleicao.
Alem disto, para quem nao sabe, aqui as eleicoes nao sao diretas. O povo vota nos partidos, definindo a quantidade de mandatos no parlamento, aqui chamado de Bundestag. Eles e que, depois, escolhem o chanceler, que ate agora era o Schröder.
Agora e que vem o engracado: para que o governo seja estavel, o chanceler tem que possuir uma maioria no parlamento, e isto nao aconteceu. Os dois maiores partidos conseguiram apenas em torno de 35% e agora eles tem que fazerem coalisoes com os partidos menores ou mesmo com os oponentes para poderem eleger o chanceler.
Somado a isto, todas as pesquisas realizadas ate a vespera da eleicao mostraram um resultado completamente diferentes com erros na casa dos 10%. Os institutos de pesquisa alemaes foram, inclusive, criticados por outros institutos internacionais pelos erros absurdos das pesquisas.
E continuando com as estatisticas, uma pesquisa realizada entre segunda e terca mostrou que mais de 40% dos eleitores estao insatisfeitos com os resultados e querem que novas eleicoes sejam convocadas... e isto pode realmente acontecer...

E a gente pensando que coisas assim so aconteciam no Brasil...
:-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário