23 de jul. de 2007

Inteligencia Artificial?

Pois é... parece que mesmo eu que, a algum tempo atrás, andei falando de como as pessoas perdiam o interesse nas coisas que comecavam, tambem andei perdendo o interesse no meu blog.
Confesso que andei meio relapso no que diz respeito a novos posts e nem tenho muita desculpa, exceto que tive muitas outras coisas para fazer... hehehehehehehe...
De qualquer jeito, vamos ver se eu retomo as coisas e volto a escrever com mais regularidade por aqui.

E para comecar, hoje andei vendo uma noticia sobre a criacao de um programa imbatível no jogo de damas, o Chinook.
Imbatível porque este programa contem todas as mais de 500 bilhoes de combinacoes possiveis de ocorrerem no jogo e a próxima jogada a ser feita para cada uma das possibilidades. Da mesma forma que em um jogo da velha, se o oponente jogar sem errar, o jogo pode acabar empatado, mas o computador nunca vai perder.
O programa foi construido por uma equipe de programadores da Universidade de Alberta (Canadá), liderador pelo professor de ciências de informática, Jonathan Schaeffer que, ao mostrar o programa, comentou:
"Nós subimos muitos degraus em matéria de tecnologia da informática e inteligência artificial"
Pode até ser que eu nao entenda muito disto, mas ter uma matriz com todas as possiblidades e o que fazer para cada uma delas, para mim, nao e muito o que se pode considerar como "inteligencia artificial", mas sim apenas um banco de dados bem grande. Consideracoes a parte, mesmo que os programas especificos para jogos de dama ja tivessem vencido os homens a um bom tempo, agora temos um programa sabidamente imbativel.
em tempo: agora o professor Jonathan Schaeffer esta trabalhando em um programa para jogar poker...

Nenhum comentário:

Postar um comentário