6 de nov. de 2007

Virtual até demais...

Nao que eu seja contra a modernidade, muito pelo contrário, eu sou até bem favorável a ela e acho que a tecnologia nos tem ajudado de forma incomensurável, mas algumas coisas acontecem e a gente fica se perguntando o porque...
A última que andei vendo foram alguns cartazes espalhados dizendo que o vestibular para uma faculdade virtual totalmente on-line estava sendo aberto.
Fiquei meio cabreiro e resolvi entrar no site da tal Universidade Virtual do Brasil, e nao é que ela oferece mesmo cursos de nível universitário completamente virtuais. Até entendo que existem alunos que acabam aprendendo mais sozinhos do que na sala de aula, mas completamente sozinhos???
O mais interessante é que no site a propaganda é que a interacao com outros alunos, devido a diversidade dos mesmos, contribui para a formacao do aluno. Entao eu realmente me pergunto, que interacao, se ela só vai existir eletronicamente?
Pode me chamar de careta, mas o que algumas instituicoes andam fazendo para angariar alunos avidos por formacao superior a qualquer custo deveria ser taxado de criminoso. Pode até nao ser o caso da tal UVB, mas muitas faculdades acabam formando "profissionais" sem qualquer qualificacao, simplesmente querendo o rico dinheirinho deles. Uma massa cada vez maior de diplomandos despreparados e inaptos a entrar no mercado de trabalho tem tornado o diploma universitário no Brasil apenas mais um título que nao prova coisa alguma.
Ao passo que em países ditos mais desenvolvidos os cursos técnicos e profissionalizantes tem um papel imprescindível aqui eles sao cada vez mais considerados cursos de "segunda linha" e deixados de lado quando na verdade técnicos sao, em muitas posicoes, admiravelmente melhores do que profissionais com formacao superior.
Infelizmente nós ainda vamos ter que aprender muito para crescermos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário