14 de mar. de 2009

Watchmen


Fui assistir Watchmen na estréia, sexta, 06/03 e algumas coisas me surpreenderam.
Primeiro que a importância dada para este filme aqui no Brasil nao foi muita. Pouco estardalhaco e sala bem vazia na estréia, mostrando que logo o filme sai de cartaz.
No meio tempo já fui uma segunda vez no cinema, o que me garantiu que o filme logo sai mesmo de cartaz: havia menos de 10 pessoas assistindo ao filme.
Uma pena... pena porque o filme foi realmente muito bem feito e chega a ser uns 90% fiel à história em quadrinho, incluindo cenas inteiras, diálogos e tomadas de cena.
O que? Você nao sabia que Watchmen era uma história em quadrinhos? Também nao me espanta.
Watchmen é uma história em quadrinhos de Alan Moore publicado lá por 1985 nos E.U.A. e que veio pelas metades para o Brasil sendo publicado pela Editora Abril. Lá por 2001 a história foi republicada pela Via Letera novamente, mais bem acabada e completa, mas nunca chegou a ser um sucesso no Brasil.
Bem, o que ela nao é no Brasil ela é no resto do mundo. Watchmen ganhou todos os prêmios de quadrinho que eu conheco e é considerada um dos marcos mais importantes de todos os tempos para este tipo de arte, figurando, inclusive, em listas dos melhores livros do mundo (isto mesmo, ele é comparado a um livro!).
Para aqueles que nunca leram, nao sabem o que estao perdendo. A edicao da Via Letera ainda pode ser encontrada por aí e a Panini Comics deve lancar uma edicao "definitiva" em breve.
Voltando ao filme, como já disse, é muito fiel ao quadrinho, contando com cenas extremamente fortes, como era de se esperar (a censura deste filme é 18 anos). Ja a trilha sonora é um show a parte. Contando com músicas selecionadas a dedo e efeitos sonoros de primeira o filme ficou excepcional e com certeza vai figurar na minha colecao de DVDs quando sair.
Com certeza vale a pena, tanto para os fans de quadrinhos quanto para os leigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário