14 de jun. de 2009

Mais um post sobre jogos

Do jeito que eu ando jogando ultimamente este blog vai se especializar nisto... huahuahuahuahua.... Mas nao me entendam mal. ao estou reclamando nem um pouco.
Ontem foi dia de jogar com meu cunhado e um amigo dele e o escolhido foi Wallenstein, um jogo de guerra situado a historicamente na guerra dos 30 anos, e que possui um mecanismo bastante interessante.
O jogo representa 2 anos e cada rodada equivale a uma estacao do ano, ou seja, o jogo possui 8 rodadas. Em cada rodada os jogadores escolhem em qual de seus territórios eles irao realizar suas 10 acoes que incluem iniciar uma batalha com um território vizinho, colocar mais exércitos no tabuleiro ou arrecadar impostos. Cada acao só pode ser realizada uma vez por rodada e apenas em um território, ou seja, se você levar exércitos para o tabuleiro em Bayern, esta regiao nao poderá iniciar uma batalha nesta mesma rodada. O interessante é que cada jogador tem que escolher suas acoes sem saber quais acoes os oponentes vao escolher e sem saber nem mesmo a ordem em que estas acoes serao realizadas.
Mas o mais interessante é o método de batalhar deste jogo. Todos os exércitos (que sao pequenos cubinhos coloridos), atacantes e defensores, sao atirados em uma torre cheia de reentrâncias nas quais os cubinhos podem ficar presos. Os cubinhos que sairem na part de baixo da torre mostram o vitorioso.
Bastante interessante para um jogo que guerra em que o planejamento é mais importante do que a própria batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário