28 de abr. de 2010

Palm e HP

Olha só como as coisas são...
A menos de 10 anos atrás a Palm era uma das empresas mais rentáveis de tecnologia, praticamente correndo sozinha com seus Palm Tops (até o nome veio da empresa), desbancando completamente empresas muito maiores que ela como a Apple (com seu Newton).
Ela elaborou o PalmOS que compreendia uma série de sinais escritos diretamente na tela através de uma "caneta" sem ponta, era de fácil utilização, rápido e com um monte de softwares que supriam praticamente qualquer coisa que os usuários queriam.
Eu mesmo tive um Palm Pilot, o primeiro modelo da empresa, que utilizei durante anos...
Depois ela incorporou uma câmera aos seus novos aparelhos (os Zire) e colocou telas coloridas e maiores... até visualização de vídeos ele tinha (embora ainda de modo precário).
Aí os celulares começaram a tomar o espaço dos usuários e a Palm começou a ficar para trás, afinal de contas, quem é que quer ter um celular e mais um Palm quando poderia ter tudo junto em um único aparelho.
Quando a Palm se deu conta e começou a lançar aparelhos conjuntos, como o Centro, já era tarde... A Nokia tinha sua plataforma desenvolvida, bem como diversos outros fabricantes, e o iPhone chegou arrasando com um software muito melhor e mais completo, enquanto a Palm ainda estava desenvolvendo seu celular...
Até uma migração para windows ela fez e, como última esperança, desenvolveu um sistema completamente novo, batizado de webOS, que, aliás, é bem interessante, pois é completamente multitarefa.
Mas neste momento já era tarde demais para que um bom sistema operacional salvasse a Palm da agonia.
Hoje foi anunciado que a HP comprou a Palm por US$1,2 bilhao, tornando ela mais uma das empresas que afundaram por nao conseguirem acompanhar a inovação no momento correto.
Uma pena, pois eu sempre gostei muito da Palm, desde meu primeiro Pilot, a mais de 10 anos atrás...

Nenhum comentário:

Postar um comentário