28 de ago. de 2010

Espártaco e Seus Gloriosos Gladiadores

Parece que este mês foi só filmes e livros para mim, mas a verdade é que realmente eu não andei fazendo nada de muito especial (exceto ler bastante e ir no cinema). E como vocês podem notar, este é mais um posto sobre o último livro que li, no caso Espártaco e Seus Gloriosos Gladiadores, mais um da coleção Mortos de Fama publicado no Brasil pela Companhia das Letras.
Esta série de livros conta a história de personagens curiosos ou famosos da história mundial de uma forma descontraída e, muitas vezes, até engraçada, utilizando ilustrações excelentes de Clive Goddard. Neste volume a história de Espártaco (aquele que foi imortalizado por Kirk Douglas, o ator com um furo no queixo) e sua rebelião de escravos no ano 73d.c.
Olha que é uma história bastante interessante que, curiosamente, eu nunca tinha ouvido falar de verdade. Nunca foi citada em livros de história (que eu me lembre) nem nada disto e, se não fosse o filme, teria passado para o esquecimento.
Espártaco era um trácio que fugiu do exército romano, foi preso e vendido para uma escola de gladiadores e, após uma rebelião, fugiu e acabou libertando escravos por toda Itália durante 2 anos até cair em batalha. Uma fascinante história que não merece ser esquecida na gaveta da história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário