24 de nov. de 2006

Motor 6 ciclos

Pois pode ser que em um futuro proximo os estudantes de engenharia mecanica ou automobilistica tenham que aprender um ciclo motor novo.
Junto com os atuais ciclos Otto e Diesel, ambos considerados 4 tempos, e alguns motores de moto que tem apenas 2 tempos, foi recem patenteado um ciclo com 6 tempos.
Para quem nao entende de motor, nao se preocupem... podem continuar lendo que eu nao vo escrever nenhuma tese de mecanica aqui. Basta explicar que o inventor Bruce Crowner, dos E.U.A., descobriu uma maneira de utilizar a energia termica (ou seja, o calor) gerada pelos motores e que, ate o momento, era simplesmente jogada fora pelos radiadores e sistema de arrefecimento (com excecao de aquecimento do ar interno).
Nos 2 ciclos adicionais de seu motor prototipo agua e injetada na camara de combustao. Ela imediatamente evapora e aumenta de volume, gerando mais um "ciclo de potencia". A vantagem e que o motor nao aquece tanto e nao se faz mais necessario um sistema de resfriamento ou arrefecimento.
Simplesmente genial!!! Mas sera que funciona de verdade?
O prototipo funciona. Isto ja foi comprovado. Mas ainda falta muita coisa ate termos certeza da funcionalidade deste novo conceito.
Primeiro, ainda nao foi feito nenhum teste em dinamometro deste conceito (ou seja, com carga). Segundo, o veiculo acabaria consuminto tanta agua quanto combustivel, e ai temos algumas questoes tecnicas: a agua tem que ser destilada, para evitar danos no sistema e teria que se inventar algum meio de evitar congelamento da mesma durante o inverno, sem contar no peso de um reservatorio de agua. Terceiro, para aguentar um gradiente termico desta magnitude, as pecas do motor teriam que ter um tratamento superficial bastante complexo.
Ainda ha muito o que se fazer, mas pode ser que num futuro nao muito distante os novos alunos venham o conhecer o ciclo Crowner!
E esperar para ver...

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