2 de jan. de 2007

Internetês

Pois hoje estava a navegar pela net quando achei um site que está instituindo uma campanha educativa contra o já conhecido "internetês". Vocês sabem do que estou falando: aquela coisa de escrever "vc" no lugar de você ou "tb" no lugar de também.
Hoje em dia todo mundo usa este novo idioma tipográfico em maior ou menor escala simplesmente porque ele é muito mais rápido e, teoricamente, prático durante o uso cotidiano no mundo de MSNs, ICQs, Orkut e todas as outras formas de comunicação rápida que a internet nos propicia.
A princípio, não tenho nada contra isto... Na verdade, se o "internetês" ficasse resumido a abreviações corriqueiras, nem poderia ser contra, pois eu mesmo uso várias delas quando escrevo SMSs no meu celular...
O problema é que esta nova forma de comunicação tem se desenvolvido tanto que daqui a pouco vamos precisar de um dicionário português-internetês.
Além disto, este novo idioma quase sem vogais não tem se resumido ao âmbito pessoal. Recebo uma série de e-mails de trabalho com gírias do internetês o que, no mínimo, não é muito bonito de se ler em um e-mail tido como "sério".
Para surgirem educadores completamente contra foi um pulo Também, depois de ler coisas como:
Pq vc naum xego na hr qeu t flei?

ou, pior ainda:
kra eu gostei mt lgl mas msmo assim ñ consigo tc da form de ants pois é falow...
blz pura bjs pras htas!

A gente começa ou não a pensar se estas pessoas estão ficando mais burras? Ou será que abolir grande parte dos sinais de pontuação gráfica e vogais será o futuro do nosso idioma?!?
É por estas e outras que não faz mal nenhum aderir a campanha:

Um comentário:

  1. Romirrrrrr

    Saudade de você (e ñ vc)!rss

    Aparece sumido! Agora que você está no Brasil some assim? É deve estar aproveitando o tempo perdido né?

    Adoreeiiii o texto, porém tenho que confessar que estou um tanto quanto acostumada ou "mal-acostumada" com esse Internetês!rss

    Beijooo
    Cris
    =)

    ResponderExcluir