11 de mai. de 2008

Inclusão Digital

A Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou o resultado de uma pesquisa na qual, segundo eles, até 2011 um em cada 2 brasileiros terá um computador.
Números não são coisas impressionantes? Se você simplesmente ler a frase acima sem refletir um pouco você poderia pensar sabiamente que até 2011 teremos uma taxa de inclusão digital bastante elevada.
Pena que a verdade é outra.
Se teremos 1 computador para cada dois habitantes, então muito mais do que a metade dos brasileiros ainda será excluida.
Se você está se perguntando onde e que a matemática está te enganando, então lá vai. A conta mostrada divide a quantidade de computadores pela população, estimando-se um fator de crescimento dos dois e projetando até 2011
O erro é que ela não leva em conta que famílias mais abastadas possuem mais computadores, nem que as empresas contribuem brutalmente para o aumento da média, chegando a ter, conforme o ramo, até um computador por funcionário.
Resumo da ópera: a conta simples dá uma falsa impressão sobre a inclusão digital que está, mesmo com várias iniciativas pioneiras, bastante longe de acontecer.
Cuidado com índices e estatísticas... eles podem enganar muito fácil...

Um comentário:

  1. Anônimo6:20 PM

    Tá,
    e de que adianta isso??
    Se 80% desse pessoal com computador vai ficar escrevendo errado no msn e atualizando o seu orkut???
    Quando muito lendo a globo????

    De que adianta digitalização???

    Pra quê?
    Se quem usa não sabe nem interpretar um texto???

    Da mesma forma que a web é uma canal rápido e democrático, terão muitas coisas boas pra ler e muitas coisas tão inúteis quanto na vida real...

    E o que vai fazer essas pessoas diferenciarem o que é bom e assimilar o que quizer???

    Sem educação com qualidade a internet é mais nociva que qualitativa...

    Think about my dear.

    ResponderExcluir