9 de out. de 2009

Tele-Marketing

Estes últimos dias eu e minha esposa temos sido assediados por tele-marketing de todas as formas possíveis: cartoes de crédito, bancos e operadoras de telefona fixa e móvel, chegando ao cúmulo de ligarem da GVT para saber se nao queríamos fazer a portabilidade para eles sendo que nós já mudamos para a GVT 6 meses atrás... talvez eles quisessem que eu fizesse a portabilidade para o concorrente...
E nessa eu me pergunto se as empresas que investem neste tipo de servico realmente ganham alguma coisa com isto. Será que dá para mensurar a quantidade de clientes conquistados contra aquela outra quantidade de clientes que simplesmente vao odiar sua marca pelo simples fato de terem sido importunados às 08:30 da manha de domingo ou por ter tocado o telefone no meio de uma reuniao importante.
Infelizmente para nós que sofremos com isto é meio difícil para as empresas contratantes saberem qual o nível de insatisfacao que as ligacoes de tele marketing geram e quantos possíveis clientes deixam de ser possíveis para se tornarem inatingíveis e fomentadores de opinioes negativas. Acredito mesmo que se isto fosse fácil de ser levantado as empresas de tele marketing estariam com seus dias contados e nós estaríamos livres de ficar ouvindo propaganda quando tudo o que queremos é nao ouvir "você nao gostaria de um novo cartao de crédito com duas anuidades gratúitas?".
Felizmente para nós o PROCON resolveu nos ouvir e disponibilizar um cadastro gratúito via internet que deverá bloquear permanentemente telefones contra as operadoras de tele marketing. A pessoa só precisa cadastrar seu telefone e, se quiser, inclusive isentar algumas empresas do bloqueio (do tipo, eu quero receber ligacoes da Oi ou da TIM). Pena que grande parte dos detentores de telefones nao sabe disto...
De qualquer modo, aqui está o link do site de cadastro do Procon SP e do Procon PR.
Hoje mesmo já me cadastrei... :-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário