15 de mai. de 2010

Leis idiotas

Ontem estava ouvindo a Hora do Brasil na minha volta para casa e uma das notícias me chamou atenção. A partir de junho as cadeirinhas para crianças passam a ser lei e sua utilização será fiscalizada, sendo os veículos irregulares confiscados, sem contar a multa de duzentos e poucos reais e mais 7 pontos na carteira.
Aí um senador falou que ninguém está pensando nas multas, mas sim na segurança das crianças...
Mentira mais furada do que moeda chinesa!
Em diversos países de primeiro mundo a cadeirinha não é obrigatória e, em vários deles, nem mesmo o uso de cinto de segurança é obrigatório por lei. O que acontece nestes países é simplesmente a conscientização da população de que estes itens são importantes para a segurança dos motoristas e passageiros e, no caso de algum acidente em que a utilização tanto da cadeirinha quanto do cinto não estivesse em ordem, o dono do veículo é culpado por qualquer dano e não tem direito a seguro, por exemplo.
Mas aqui na terra dos tupiniquins mais vale uma multa na mão do que a instrução da população, o que me lembra de outra lei idiota que obrigava os motociclistas a usarem capacete aprovado pelo INMETRO. Pois eu tenho um conhecido que trouxe seu capacete da Alemanha, último modelo, pagou uma fortuna e era muito mais seguro do que a maioria dos capacetes vendidos por aqui mas não podia utilizá-lo pois o mesmo não tinha sido testado pelo INMETRO...
Infelizmente o Brasil realmente ainda precisa evoluir muito...

Nenhum comentário:

Postar um comentário