25 de set. de 2010

A Janela de Euclides

Terminei de ler A Janela de Euclides, de Leonard Mlodinow, um autor que recentemente ficou conhecido no Brasil pela publicação de seu outro livro, O Andar do Bêbado (que está na minha prateleira para ser lido também... hehehehehe...).
Neste livro, Mlodinow, que é PhD em física, descreve como a geometria evoluiu ao longo da história, passando desde uma noção simples do espaço bidimensional utilizado para criação de mapas, até as recentes teorias físicas de como o universo funciona, como a relatividade, a mecânica quantica e, mais recentemente, as teorias das cordas, supercordas e branas.
Explicando as teorias de forma simples e contando um pouco por trás da história das pessoas que as desenvolveram, este livro é um excelente livro do tipo física para leigos, bem ao estilo dos que Stephen Hawking costuma escrever (inclusive, Mlodinow é co-autor com ele em alguns livros).
O único ponto negativo são as constantes intromissões do editor (não sei se o original ou o brasileiro) em notas que contradizem o autor até o capítulo 10. Independente disto, o livro vale a pena...

Nenhum comentário:

Postar um comentário