28 de set. de 2015

Não seja enganado no posto de gasolina

Hoje, ao abastecer meu carro em um posto em Curitiba, ao meu lado um outro cliente caiu no velho golpe de verificar o nível de óleo pelo frentista e acabou comprando um litro de óleo que, provavelmente não era necessário. Pior ainda, talvez este litro de óleo seja inclusive prejudicial ao motor.
Pensando nisto eu resolvi escrever aqui qual o procedimento correto para que você faça uma correta medição do óleo de seu veículo, procedimento que praticamente independe da marca ou modelo.

  1. Ande com seu veículo até que ele tenha atingido a temperatura normal de trabalho. Em outras palavras, você precisa andar com o carro até o motor estar quente. Se seu veículo tiver marcador de temperatura, isto significa que você deverá estar com o marcador mostrando uma temperatura estável. Se seu veículo não possui marcador de temperatura, então evite sair de casa e já medir o óleo e nunca, nunca mesmo, faça a medição após seu veículo ter ficado muito tempo parado.
  2. Pare o veículo em um local plano. Parece óbvio, mas não custa lembrar que se você estiver em uma rampa ou plano inclinado a medição vai ser influenciada pela inclinação do veículo, em qualquer sentido em que esta inclinação se encontre.
  3. Desligue o carro e espere 5 minutos. Com o motor em funcionamento o óleo estará espalhado por todo o motor e este tempo é suficiente para que o óleo quente desça para o cárter de óleo, onde ele será efetivamente medido. E antes que algum esperto pergunte se este tempo não violaria o primeiro passo (motor quente), a resposta é não: 5 minutos não são suficientes para esfriar o motor.
  4. Retire a vareta de óleo e limpe a mesma. Durante o funcionamento do motor o óleo estará espalhado por tudo, incluindo a vareta, fazendo com que uma leitura imediata seja imprecisa.
  5. Recoloque a vareta de óleo até seu travamento no motor e espere alguns segundos. Estes segundos são necessários para garantir que a viscosidade do óleo não atrapalhe a medição. Se você colocar e retirar a vareta muito rápido pode ter uma leitura menor do que o que realmente deveria ser.
  6. Agora, finalmente retire a vareta e verifique a posição da coluna de óleo.
  7. Todas as varetas que eu conheço possuem uma marcação de mínimo e outra de máximo. Se o óleo estiver em qualquer posição entre estas duas marcas, seu veículo está ótimo e não precisa de mais óleo. Nenhum fabricante prescreve que você precisa trabalhar com o óleo próximo ao máximo e esta história de que está chegando ao mínimo só serve para você comprar óleo de motor desnecessáriamente.

Se você completar o óleo do motor acima do nível máximo (o que eu já ví acontecer em postos de gasolina) você não estará fazendo nenhum bem para seu motor. Na verdade, muito óleo no motor poderá aumentar a quantidade de "fumaça" emitida pelo seu veículo e, eventualmente, levar a uma perda de pressão e aumento inesperado da temperatura do motor (o que significa, diminuição da vida útil do mesmo).
Além disto é importante que, se realmente for necessário colocar óleo no motor, se saiba qual óleo você está comprando. O manual de cada veículo mostra as especificações dos óleos homologados para aquele motor específico.
Então, da próxima vez que um frentista pedir para verificar o nível do óleo, que tal ensinar para ele como se faz?

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