21 de set. de 2015

Se você não conhece Catan...

...você nem imagina o que está perdendo.
Catan, ou no original Die Siedler von Catan (Os Colonizadores de Catan) é um jogo alemão de autoria de Klaus Teuber que já tem mais de 22 milhões de cópias vendidas em mais de 30 diferentes idiomas. Mas o que o torna tão especial?
Detalhe do tabuleiro da versão original
Catan foi lançado em 1995 pela Kosmos, na Alemanha, representando uma ilha que é composta de hexágonos de 5 diferentes terrenos. No início de cada rodada, o jogador que tem a vez rola dois dados e soma o resultado dos mesmos. Sobre cada terreno existe uma ficha numerada com valores de 2 a 12. Quando um destes valores é rolado nos dados, os terrenos nos quais as fichas se encontram produzem matérias primas (também em 5 variedades diferentes, dependendo do terreno que a produziu) para todos os jogadores que possuírem colônias ou cidades neste terreno.
Isto significa que você recebe matérias primas, se der sorte de estar nos terrenos corretos, mesmo fora da sua jogada.
O objetivo destas matérias primas é conseguir obter combinações específicas das mesmas para evoluir sua colonização, através da construção de estradas, outras colônias ou a expansão de uma colônia em uma cidade. Cada nova construção vale ao jogador pontos e o primeiro que conseguir 10 pontos é o ganhador.
Mas o que torna o jogo interessante é que, através das matérias primas provenientes dos terrenos diretamente para os jogadores, chegas às combinações exatas necessárias para as construções é extremamente difícil. Para isto, durante sua jogada, você pode negociar a troca de matérias primas com outros jogadores (troco duas pedras por um tijolo...), o que faz com que, mais uma vez, esteja jogando ativamente mesmo quando não é sua vez.
Além disto, os hexágonos com os terrenos são montados de uma forma aleatória a cada novo jogo, o que faz com que você tenha uma ilha completamente diferente a cada nova partida.
Muitos jogadores mais experientes não suportam Catan por dizerem que ele é muito dependente de sorte na rolagem dos dados, mas graças a Catan que o mercado internacional de jogos de tabuleiro conheçe o termo EuroGame, que é utilizado para jogos de 3 a 6 jogadores (uma família), com regras simples o bastante para serem rapidamente aprendidas, mas com uma complexidade razoável, alta re-jogabilidade e na qual você participa do jogo mesmo fora da sua vez. Em outras palavras, ele é o pioneiro no ramo.
Além disto, Catan é um excelente jogo para iniciantes que querem começar a se aventurar no mundo dos tabuleiros. Na minha experiência quase todos que jogam Catan como seu primeiro jogo "sério", gostam. Este é um motivo pelo qual sempre sugiro ele em mesas de novatos.
Detalhe da edição atual da Grow
E para comemorar os 20 anos de seu lançamento, a Kosmos solicitou aos diversos editores mundo afora que atualizassem suas versões para o novo conceito gráfico, e a Grow, que atualmente vende Catan no Brasil, já o fez. Agora o Catan vendido aqui é 100% compatível com uma infinidade de variantes e expansões que existem mundo afora, o que faz com que exista um praticamente um Catan para cada gosto.
Se você tiver interesse a Grow vende o Catan neste link. E o site oficial de Catan na Alemanha é Catan.de.
Mesmo que você nunca tenha jogado nada, eu realmente recomendo que você dê uma chance ao Catan. Eu acho que vai valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário