22 de dez. de 2015

Matemática dos Senadores

Ontem, quando voltava para casa, estava ouvindo a Voz do Brasil no rádio.
Durante as notícias do senado, ao longo de uma reportagem sobre um projeto para facilitar a aplicação de multas para distribuidoras de energia elétrica para períodos de falta de abastecimento e danos causados por picos de energia, deparei-me com uma afirmação interessante do senador Ronaldo Caiado, na qual podemos ver como a lingua e a utilização dos dados certos podem ajudar os fatos a suportarem um ou outro propósito, sem que estejamos mentindo.
O senador falou:
[...] a maioria das distribuidoras estão em um padrão de médio para inferior [...]
Qualquer um sabe que entende um pouco de matemática, ao analisar friamente a frase acima, perceberá que se somarmos todas as operadoras que estiverem abaixo da média com as que estão exatamente na média teremos a maioria, pois esta soma dará pelo menos a metade das operadoras mais uma.
Mas o curioso é que, da mesma forma, poderíamos somar a quantidade de operadoras que estão acima da média com as que estão na média e também teríamos outra maioria, pois seria a metade superior pelo menos mais uma.
Isto significa que a frase acima também seria verdadeira se fosse dita assim:
[...] a maioria das distribuidoras estão em um padrão de médio para superior [...]
E o melhor de tudo, em nenhuma delas houve nenhuma mentira ou falsidade, apenas utilização dos dados de modo a que eles pareçam suportar as afirmações que eu pretendo apresentar.
Nada como saber matemática e português.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário