17 de dez. de 2015

Star Wars: The Force Awakens - Sem Spoilers

Ontem fui na pré-estréia de Star Wars: The Force Awakens com os dois pés atrás com um medo danado de todas as infinitas maneiras que a mistura Disney + J.J. Abrams poderiam ter destruído o legado criado pela trilogia original de 1976 e seus pre-quels.
Saí do cinema com uma grata surpresa: não apenas eles não estragaram tudo como realmente fizeram uma sequência plausível e muito boa, conseguindo manter tudo o que já era bom na trilogia original e acrescentando novas coisas muito bem vindas.
Entre as coisas mantidas, a abertura do filme continua a mesma: tela preta, "A long time ago, in a galaxy far, far away...", estrelas, Star Wars com a música inconfundível desaparecendo e o famoso letreiro contando a história até então subindo ao infinito, camera desce e se depara com um planeta ou nave.
Só isto já me deu o conforto de estar em um terreno conhecido.
Mas as boas notícias não pararam por aí. Ao contrário dos filmes anteriores de Abrams, que tinham um ritmo frenético, este filme foi dirigido quase que em câmera lenta. Claro que as batalhas são excepcionais, mas o ritmo geral do filme é de outra década, inclusive com as mudanças de cenas em fade que também são marca registrada dos filmes originais.
E justo a tudo isto, ainda temos um cenário que, como nos primeiros filmes, não abusa de efeitos especiais absurdos em CGI, mas sim, atras um futuro mais envelhecido do que aquele que já conhecíamos dos primeiros filmes.
O que veio de novo? Um humor mais refinado, com várias piadas muito bem colocadas para fazerem fans e leigos se divertirem com o filme e novos personagens para oxigenarem a franquia (embora muitos pouco explorados neste primeiro filme). E como a cereja em cima do bolo, pelo menos 3 momentos em que o filme surpreende os fans (embora ache que em 2 ocasiões talvez o publico em geral também se surpreenda) da mesma forma como George Lucas fez maravilhosamente bem no episódio V.
Resumo: a nova receita aliada às raízes dos filmes anteriores não vai decepcionar. Agora é só esperar os próximos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário