8 de dez. de 2016

Engenharia de quem não precisa montar

Estes dias, ao viajar de avião para São Paulo, me deparei com uma montagem no finger que leva aos aviões no Aeroporto Internacional Afonso Pena, cuja foto está logo abaixo.


Embora a foto não esteja fantástica (pois foi tirada rapidamente com o celular), quem já teve que fazer alguma montagem deste tipo logo encontrará um problema. O sistema tem um parafuso e porca na horizontal e uma porca na vertical, e ambas estão uma muito próxima da outra. Adicionalmente, a porca e parafuso horizontais estão muito próximos do perfil quadrado superior.
Agora muitos podem perguntar: e dai? Bom, daí que só quem teve que parafusar estas porcas e parafusos sem poder utilizar uma catraca, pois com a proximidade entre eles e o perfil superior não entra um adaptador para catraca, sabe como é trabalhoso.
Imagine que o montador teve que fazer a montagem do parafuso e da porca usando uma chave de boca que tem que ser retirada a cada, no máximo, 40graus de rotação para ser colocada novamente e girada mais 40graus. Um trabalho insano que poderia ser feito em um décimo do tempo (ou menos) se o projeto tivesse deixado espaço suficiente para utilizar uma catraca que faz com que o montador não precise soltar a chave de boca a cada poucos graus de giro.
Daí você diz: mas é só um parafuso, o que diminuir o tempo desta montagem traria de benefício? Bom, o problema é que não é um parafuso, mas todos os parafusos de todas as estruturas de sustentação de todos os fingers.
E depois a gente se pergunta porque as obras não saem no tempo planejado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário