29 de dez. de 2016

O Hobbit

Hoje eu terminei de ler, não pela primeira vez, O Hobbit, de J. R. R. Tolkien, e que no Brasil é publicado pela Martins Fontes.
Mas o diferente é que desta vez eu li a história inteira para minha filha que, hoje, tem 5 anos e meio. Obviamente o livro foi lido em doses homeopáticas antes de ela is para a cama, e nem todos os dias, o que fez com que leitura do livro durasse praticamente o mesmo tempo que a aventura do Sr. Bolseiro, um ano de leitura.
Honestamente, quando comecei esta empreitada, a pouco mais de um ano atrás eu não tinha certeza se ela realmente iria querer continuar a ler a história até o fim ou se iria parar no meio, pois o estopim foi a festa de aniversário de 2 anos dos irmãos mais novos, cujo tema foi o Hobbit. Esta festa despertou a vontade de ela saber mais sobre Bilbo e suas aventuras e eu disse que leria para ela.
Algumas semanas ela preferiu que a mãe lesse outras coisas antes de dormir, mas ela sempre, de tempos em tempos, queria que eu continuasse a história e, embora em algumas partes, eu tivesse que reler alguns trechos que ela não lembrava-se bem e tivesse que adicionar comentários meus sobre trechos que ela não compreendia e pedia por ajuda, foi uma experiência fabulosa.
E o que eu mais gostei é que ela pareceu gostar da experiência tanto quanto eu, posto que ela já pediu o próximo livro: Harry Potter.
Quem tiver oportunidade, recomendo tentar a mesma experiência.

Um comentário:

  1. Muito legal, Romir. Só posso imaginar a alegria que deve ser dedicar o seu carinho e atenção e ver os frutos germinarem desse jeito. Parabéns!

    ResponderExcluir