15 de nov. de 2005

Sudoku

Antes que alguém começe a achar que isto é um palavrão, Sudoku é um puzzle bastante interessante.
Ele foi inventado por um suíço chamado Leonhard Euler, e foi introduzido no Japão em 1984. Inicialmente ele foi trazido ao mercado com o nome "Sûji wa dokushin ni kagiru", o que, traduzindo, significa "os números precisam ser únicos". Posteriormente o nome foi abreviado como Sudoku (数独) que vem do Su (número) e doku (sozinho).
Este jogo consiste de um grid de 9x9, subdividido em pequenos quadrados 3x3. Neste grid inicial aparecem alguns números e a maioria dos campos encontra-se vazio. O objetivo do jogo é completar o grid com os dígitos faltantes.
O lançe é que em uma linha ou coluna só podee haver uma única vez um mesmo dígito (que vão somente de 1 a 9), e em cada um dos pequenos quadrados, também. Através de muita lógica e reciocínio dedutivo (e sem nenhum uso de matemática, antes que digam que isto é coisa de nerd) você consegue completar o puzzle.
De um tempo para cá o Sudoku tem se tornado uma mania mundial. O New York Times já publica regularmente puzzles de Sudoku e na Europa em geral o Sudoku também é um sucesso.
E eis que finalmente foi lançado um livro de Sudoku aqui no Brasil. A editora Verus publicou um livrvo de bolso com 100 puzzles, e para quem pensa que isto é pouco, garanto que deemora realmente muito tempo para conseguir resolver todos.
Para aqueles que quiserem treinar um pouco, visitem a web Soduku, onde pode-se jogar on-line. Mas já vou avisando: começem realmente pela menor dificuldade, pois os puzzles médios já são muuuuito difícies para os principiantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário