15 de ago. de 2009

Gripe e Irracionalidade

É impressionante a quantidade de e-mails contendo informacoes absurdas sobre a nova gripe que venho recebendo, mas o que mais me assusta: muitos destes e-mails tem vindo das caixas postais de pessoas supostamente esclarecidas e que estao disseminando informacoes imprecisas e falsas de uma forma alarmante.
Pior ainda é o fato de existir um grupo de pessoas que criam estes e-mails contendo nada mais do que pânico concentrado.
Aqui em Curitiba já tem gente vendendo anis estrelado como se fosse tamiflu e dicas para nao pegar a gripe do tipo "evite tomar leite", quando, em situacoes normais, todos sabemos que a melhor dica para nao pegar gripe é manter uma vida saudável e lavar as maos.
É impressionante que a Secretaria da Saúde tenha que criar um site para desmentir notícias fajutas que andam circulando entre a populacao e que uma gripe que mata 0,5% dos infectados (o que nao é tao diferente de uma gripe normal) tenha levado a uma histeria tao grande (acho que a chance de morrer atropelado é maior).

Quem viver, verá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário