28 de ago. de 2009

Mecanismos de Busca

Quem conhece apenas o google nao sabe o que está perdendo...
Estes últimos dias eu andei testando uma porcao de mecanismos de procura (hakia, Mahalo, Viewzi e Cuil), incluindo o já citado acima e obtive algumas coisas bem interessantes.
Quando pesquisei apenas meu primeiro nome (Romir), o Hakia me devolveu como primeira alternativa, meu blog, seguido dos links para meu grupo de Trekking (Eu Vou).
Já o Mahalo, o Viewzi retornaram como primeira resposta uma empresa russa chamada Romir, e o Google, uma empresa brasileira de papelao ondulado cujo nome também é Romir.
O Cuil mostrou primeiro um link para o Wikipedia sobre uma cidade no México, seguido da empresa Russa e depois a brasileira.
Quando mudei o termo para meu nome completo (Romir Gustavo), entao a situacao muda bastante...
O hakia e o Mahalo me levam diretamente para uma publicacao minha na Revista Brasileira de Física, enquanto o Google pergunta se eu nao estou errado e queria mesmo era pesquisar "Rogério Gustavo". De qualquer modo ele me mostra um post do Boardgamegeek e como quarto colocado, minha publicacao.
Já o Viewzi e o Cuil nao levam a absolutamente nada que tenha relacao a mim.
E quanto procuro o termo Itiban (uma revistaria aqui de Curitiba), o Google me mostra o mapa do local e o blog da revistaria, bem como o Mahalo e o hakia, mas novamente o Cuil, Viewzi nao retorna nada...
No fim das contas o veredito é que o google, embora mais conhecido, aparentemente está perdendo espaco para ferramentas mais novas. O hakia e o Mahalo ofertaram resultados, em algumas vezez, até melhores que o Google. Ruim mesmo é só o Cuil e o tal do Viewzi.
Boas procuras na net...

Um comentário:

  1. Um dia teremos o WolframAlpha funcionando belezinha também.

    ResponderExcluir