4 de nov. de 2009

Uma porcao de coisas..

Olha só que interessante a quantidade de coisas que eu ouvi ontem...
Primeiro, o projeto de lei do senador Álvaro Dias, do Paraná, que prevê tornar os times de futebol em empresas, foi aprovado pelo senado. Isto é muito bom por muitos motivos, entre eles o de que os times terao de publicar anualmente seus balancos contábeis, evitando todo aquele desvio de dinheiro que hoje ocorre por baixo dos panos.
Depois, mais à noite, eu assisti algumas propagandas na TV que mostravam um partido (que eu nao vou contar o nome) se vangloriando por ser o partido que mais cresce no Brasil. Aí eu me pergunto, qual o critério para se medir crescimento de um partido?
Se for a quantidade de filiados, ser o partido que mais cresce nao quer dizer nada. Se um monte de políticos sabidamente corruptos se filiarem ao seu partido ele pode até estar crescendo, mas juntamente estará "apodrecendo". Se esta é a forma de crescimento, entao ela nao nos diz nada sobre a qualidade do partido a nao ser que saibamos quais os políticos estao se filiando e quais estao saindo, assim como o "currículo" de cada um.
Uma outra possibilidade que eu imaginei é a medicao da quantidade de políticos filiados eleitos, mas esta forma de medicao também nao quer dizer absolutamente nada se nao soubermos quais sao estes eleitos e quais feitos tem realizado durante seus mandatos, de modo a podermos analisar se o crescimento foi bom ou ruim...
Em outras palavras, estao fazendo propaganda de uma coisa que nao sabemos como foi medida, como comprovar a veracidade das informacoes e, pior ainda, mesmo que a informacao seja verdade ela é vazia como uma bexiga murcha sem as condicoes de contorno para avaliarmos se ter ou nao o maior crescimento é bom ou ruim. De modo mais simples: estao nos enganando novamente!

Para completar, uma notícia pessoal muito 10: finalmente minha liberacao para usuário de teste do Google Wave chegou... agora quem já estiver por lá, nao deixe de me adicionar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário