10 de out. de 2010

Sandman - Edição Definitiva

Aqueles que acompanham minhas resenhas já devem ter notado que eu sou quase aficcionado por determinados autores. Neil Gaiman é um deles.
Neil começou escrevendo quadrinhos, e eu tinha uma coleção bem razoável deles antes de me formar na faculdade, mas, de forma curiosa, não foram os quadrinhos que me chamaram a atenção para Gaiman, mas sim seus livros (exceto o de contos, que não me apeteceu muito).
Mas isto não quer dizer que ele não tenha feito coisas excelentes em sua época quase exclusiva de quadrinhos, e Sandman está aí para provar isto.
Sandman - Edição Definitiva, que acabei de ler, compila as 20 primeiras edições de Sandman, pulbicadas originalmente entre 1989 e 1990, incluindo um monte de materiais inéditos e até mesmo um roteiro de uma das histórias acabadas: Sonho de Uma Noite de Verão (esta história em particular foi o único quadrinho que já ganhou um prêmio World Fantasy Award, e será o único, pois após sua vitória as regras foram mudadas para não permitir que um quadrinho sequer concorra novamente).
Basicamente Sandman, o mestre dos sonhos, foi preso por 70 anos no mundo físico e, após finalmente conseguir escapar de seus captores, tem que reaver seus objetos de poder, roubados e espalhados mundo afora, e recriar seus domínios que definharam durante sua ausência.
No meio das histórias conhecemos sua irmã mais velha, a Morte e descobrimos a existência de mais alguns irmãos, conhecidos como Perpétuos, que permeiam as histórias aqui e ali.
Apesar do preço da edição ser meio salgado, vale a pena, pois as histórias são realmente fantásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário