19 de jan. de 2013

Fim de vida útil de telefone celular

A pouco mais de uma semana eu finalmente comprei um celular novo, mas este port não é para falar do celular novo, mas sim do velho.
Meu antigo Nokia E50 durou nada menos que 6 anos nas minhas mãos e, a despeito de não possuir 3G e internet (que eu sei que consomem muita bateria) ainda era carregado apenas a cada dois dias.
A pouco mais de 6 meses a bateria finalmente deu pau. Chegou a estufar e eu pensei em trocar de telefone, mas uma alma caridosa achou um nokia antigo no armário e me emprestou a bateria que, como todos os Nokias, era intercambiável, e ele gsanhou vida nova.
Durou mais um semestre até que finalmente ele batesse as botas por idade avançada. Simplesmente desligou um dia e nunca mais resolveu ligar novamente.
Claro que eu sentia falta de poder acessar meu site preferido em qualquer lugar ou poder falar via FaceTime ou mesmo utilizar aquela quantidade imensa de aplicativos divertidos ou interessantes, mas nada disto era suficientemente importante para que eu jogasse fora um celular que ainda estava em perfeitas condições de uso e cumprindo seu dever principal: fazer ligações e enviar SMS's.
Enquanto isto, 130 milhões de celulares ainda em perfeitas condições de uso são jogador fora anualmente no mundo todo. Mesmo que a vida útil média de um celular devesse ser de pelo menos 4 anos (sem contar acidentes, claro), muitas pessoas ainda trocam de aparelho anualmente apenas para se manter na "moda", fazendo com que, em breve, existam mais celulares em desuso do que celulares ativos. E o pior é que segundo uma pesquisa de 2007 (espero que a situação tenha mudado desde então) apenas 1% dos celulares iam para reciclagem. Isto é muito metal pesado e substâncias tóxicas espalhadas pelo planeta.
Bom, celular novo, vida nova. Mas o que realmente espero é que o meu novo aparelho consiga durar pelo menos os 4 anos médios, e se conseguir viver os 6 que meu antigo Nokia durou, manterei ele na ativa, por mais "desatual" que ele esteja...

Um comentário:

  1. Nao sei qual celular vc comprou, mas aposto contigo que não irá durar 4 anos.

    Valendo?

    ResponderExcluir